- PUBLICIDADE GOOGLE-

Rio Cachoeira passa a ser monitorado por radar de nível de água


O rio Cachoeira conta agora com um radar de nível de água. O aparelho foi instalado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da Defesa Civil de Joinville e do Comitê Babitonga. Sua função é a prevenção de desastres e a gestão de recursos hídricos.

Continua após o anúncio

Instalado próximo da Ponte Azul, o radar monitora o nível da água do rio Cachoeira e envia essas informações a cada cinco minutos a um servidor informatizado. “O radar emite uma onda eletromagnética. Essa onda interage com o nível da água e retorna informando qual é a altura que a água está”, explica Virginia Grace Barros, professora de engenharia civil da Udesc.

As informações sobre o nível da água do Cachoeira serão monitoradas pela Udesc, a Defesa Civil e o Comitê Babitonga. Segundo Marnio Luiz Pereira, gerente da Defesa Civil de Joinville, o radar é crucial para a rapidez das ações preventivas.

Continua após o anuncio

“Além de detectarmos marés altas, também obteremos rapidamente as medições quando chove forte. Teremos também um histórico de como é a dinâmica do Rio Cachoeira”, informa Marnio.

O radar teve um custo de R$ 138 mil e foi adquirido pela Udesc. O aparelho é alimentado por placas solares, instaladas próximas ao radar.

Continua após o anúncio

Núcleo Municipal de Hidrometeorologia

Por meio do decreto nº 42.338, o prefeito Adriano Silva alterou a denominação e a estrutura do Núcleo Municipal de Hidrometeorologia (NMH). Além de representantes das secretarias de Proteção Civil e Segurança Pública, e Administração e Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente Infraestrutura Urbana e Águas de Joinville, o núcleo é composto por representantes de instituições que discutem e estudam o tema. Quem tiver interesse em acompanhar as atividades desenvolvidas pelo grupo, pode enviar e-mail para defesacivil@joinville.sc.gov.br.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais