- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fundação Catarinense de Cultura conquista prêmio nacional na área de patrimônio cultural


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foi uma das vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco 2021, com o projeto Conservação. Videoaulas do Atecor. A ação consiste em uma série de vídeos dirigida a conservadores e restauradores que atuam em instituições públicas ou privadas com acervos. 

O conteúdo das videoaulas foi criado pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) e o processo de edição foi feito pela Assessoria de Comunicação da FCC. O material foi produzido durante a pandemia, para oferecer capacitação ao público interessado de forma virtual e gratuita. Os vídeos estão disponíveis no canal da Fundação no YouTube.

Continua após o anuncio

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A premiação reconhece ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.  Estão sendo premiadas, com o valor de R$ 20 mil, 10 iniciativas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa.

Mais sobre o Prêmio

Continua após o anúncio

O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937 esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

:: Saiba mais sobre o Atecor

  • (1) Confira a videoaula sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para conservadores-restauradores clicando aqui
  • (2) Confira a videoaula sobre higienização clicando aqui
  • (3) Confira a videoaula sobre higienização de acervos clicando aqui
  • (4) Confira a videoaula sobre manuseio e transporte de acervo clicando aqui
  • (5) Confira a videoaula sobre embalagem e acondicionamento de objetos de acervo clicando aqui

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: [email protected] 

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais