Governo do Estado firma parceria com INPI para uso estratégico da Propriedade Intelectual


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
 

O Governo de Santa Catarina e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinam o acordo de cooperação técnica que, entre outros objetivos, vai aumentar a eficiência do ecossistema catarinense de inovação por meio do uso estratégico da Propriedade Intelectual. O evento ocorre de forma híbrida na Capital, no dia 10 de dezembro, às 14h. A iniciativa é uma parceria da , por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação Fapesc

Na oportunidade, o INPI lança também a segunda fase de sua Vitrine de PI, uma plataforma gratuita para anunciar e encontrar ativos de Propriedade Industrial. O objetivo é estimular a negociação desses ativos, gerando receitas para seus detentores e oportunidades para investidores, além de fomentar a realização de parcerias para inovação.

O lançamento contará com a presença de João Accioly, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia; Cláudio Vilar Furtado, presidente do INPI; Luciano Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Nadja Oliveira, diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB); Amauri Bogo, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, e Sergio Rodrigues Alves, representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

O evento será transmitido pelo canal da Facisc e também irá incluir a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Fapesc.

A Vitrine de PI tem apoio do Parque Tecnológico da Paraíba e o evento é promovido em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) do Governo de Santa Catarina, a Fapesc e a Facisc.

Novidades

Nesta segunda fase, a Vitrine de PI será ampliada e passará a incluir marcas, desenhos industriais e programas de computador – além das patentes, que já estavam na primeira fase.

Na nova plataforma, o usuário também poderá incluir informações que vão além daquelas descritas no pedido de patente, tais como a aplicação e o potencial mercadológico dos seus ativos, bem como inserir imagens e vídeos dos seus produtos. A plataforma conta ainda com um questionário que fornecerá uma noção sobre como é o processo de amadurecimento das tecnologias em relação ao seu potencial de mercado.

Por sua vez, a terceira fase da Vitrine de PI, prevista para ser lançada no fim de 2022, será um centro de serviços para a inovação, passando a incluir anúncios especializados (como demandas de P&D e linhas de financiamento) e recursos de inteligência artificial para coordenar oferta e demanda, indicando possíveis parceiros.

Serviço

Lançamento da segunda fase da Vitrine de PI
Data: 10 de dezembro
Horário: 14h
Local: Auditório da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) – Rua Visconde de Cairú 391 – Estreito

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook