Equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú faz últimas vistorias do ano


A equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú realizou nesta quarta-feira (08), as últimas vistorias do ano de 2021. As duas propriedades visitadas estão localizadas no Louro e no Caetés, em Camboriú.

Com auxílio de drone, puderam verificar se os proprietários seguem cumprindo os requisitos que contribuem com conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú. Também foi feita a coleta de água nos locais, para verificar a qualidade do líquido.

A propriedade de 81 hectares da produtora rural Ana de Oliveira, participante do Produtor de Água desde 2014, foi uma das vistoriadas. Localizada no Louro, possui 63 hectares de área de conservação inserida no projeto. Já na localidade do Caetés, visitaram a propriedade de Samuel Cardoso, com área total de 45 hectares, sendo 29ha como área de conservação inserida no programa desde 2018. Em ambas as vistorias não foram encontradas irregularidades nas propriedades.

“Com a verificação feita, os proprietários estão aptos a receber o auxílio pago pela Emasa pelos serviços ambientais prestados para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú”, menciona a engenheira Ambiental, Rafaela Comparim Santos. Também foram entregues os novos adesivos das instituições parceiras, para atualizar as placas de identificação do Produtor de Água nas propriedades.

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. O projeto conta atualmente com 23 propriedades parceiras e possui 1.129,75 hectares de área conservada, além de 70,79 hectares em processo de restauração.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook