- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau abre inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental – Paulo Ribeiro Ramos


O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) abriu nesta quarta-feira, dia 8, as inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental – Paulo Ribeiro Ramos. O evento acontecerá no dia 5 de fevereiro de 2022, na ETSUS Blumenau e vai reunir gestores, trabalhadores da saúde e integrantes da comunidade. 

Continua após o anúncio

Os interessados já podem fazer inscrição, sem custo, por meio do link bit.ly/InscConfSaude até dia 1º de fevereiro de 2022. Durante o encontro, serão discutidas ações de construção e atualização das políticas públicas de Saúde Mental, conforme a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).  O tema principal do evento será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O eixo principal da Conferência é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo: EIXO I: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; EIXO II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; EIXO III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; EIXO IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Continua após o anuncio

Importância das Conferências de Saúde Mental
As Conferências de Saúde Mental contribuem para uma política de Estado de Saúde Mental, álcool e outras drogas. A discussão direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. As ações estão previstas na Resolução nº 652/2020, do Conselho Nacional de Saúde. 

Como contribuir com as discussões
A organização do evento também abriu a oportunidade de grupos de trabalho interagirem e compartilharem experiências para enriquecer o debate no evento. Usuários, profissionais, gestores/prestadores, como também, pela representação social a que pertencem (ex.: pessoas com deficiência, indígenas, juventude, população em situação de rua, entre outros) podem enviar propostas e sugestões para a etapa presencial que será realizada no dia 5 de fevereiro de 2022.

Continua após o anúncio

Para isso, basta preencher o formulário on-line que está disponível no link bit.ly/ConfSaudeMental. Todas as informações servirão de referências para a construção da defesa dos direitos e cuidado em saúde mental no território. Os interessados podem preencher este formulário até o dia 20 de janeiro. Dúvidas e informações podem ser sanadas pelo e-mail [email protected].

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 09/12/2021 09:23 – 21 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais