- PUBLICIDADE GOOGLE-

Bandeira Azul será hasteada em Balneário Camboriú dia 15 de dezembro


A partir de 15 de dezembro (próxima quarta-feira), a Bandeira Azul vai tremular nas praias do Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú. A cerimônia de hasteamento será às 9h, na Praia do Estaleirinho, com café da manhã e apresentação do músico Diogo Rosa.

Continua após o anúncio

Na solenidade, que ocorrerá no Restaurante Estaleirinho (Rua Higino João Pio, 320), também será entregue ao município a premiação Destaque em Educação Ambiental, que faz parte do Programa Bandeira Azul. O 1º Prêmio Destaque em Educação Ambiental vai ser concedido às praias que executaram, na temporada 2020/2021, atividades que mantiveram a sociedade conectada com questões ambientais durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Balneário Camboriú será premiada em razão da excelência das atividades educativas, incluindo episódios de webséries da Semana Bandeira Azul, com conteúdos educativos e bem-humorados.

Selo internacional é concedido pelo quarto ano consecutivo

Continua após o anuncio

Ambas as praias tiveram aprovação, pelo quarto ano consecutivo, dos júris nacional e internacional do Programa Bandeira Azul. O selo é internacional e concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2021/2022 e até a Páscoa (17 de abril). Sinal para os banhistas de que os locais têm qualidade de água e são seguros, a bandeira é recolhida à noite e recolocada de manhã, ou seja, permanece nas praias enquanto há guarda-vidas.

Continua após o anúncio

Balneário Camboriú estreou no programa na temporada 2018/2019. No início de 2017, o município habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências, baseadas em 34 critérios. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo dos últimos anos.

Santa Catarina tem 12 praias no programa

No Brasil, 22 praias obtiveram o selo para a temporada 2021/2022, 12 delas em Santa Catarina. Das seis marinas que são Bandeira Azul no país, três ficam em Santa Catarina, entre elas a Marina Tedesco, de Balneário Camboriú.

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985. Está implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br

___________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais