Defesa Civil de Blumenau recebe visita técnica de outras cidades do Estado

- PUBLICIDADE -


A Defesa Civil de Blumenau recebeu nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8, a visita técnica das cidades de Guaramirim e de Chapecó, que vieram em comitiva até o município para conhecer a estrutura e também o modelo de gestão adotado aqui e que é referência ao Estado.

- PUBLICIDADE -

Além de apresentar a sede blumenauense, o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, expôs um pouco da realidade da cidade, considerando os aspectos geológicos, os mapas de riscos, o monitoramento do rio, o plano de contingência e o próprio suporte que o AlertaBlu fornece para Blumenau, norteando as ações em situações de desastres.

“O evento climático de 2008 serviu de lição para que Blumenau tivesse uma percepção diferente de como enfrentar e se preparar diante de desastres naturais. Instituímos um setor de geologia e posteriormente um departamento de meteorologia, para ampliar a nossa capacidade de trabalhar na prevenção e mitigação de catástrofes”, avalia Menestrina.  

Segundo o diretor de Defesa Civil de Guaramirim, Rogério Vonk, Blumenau é uma referência para o Estado e também ao país. “Estamos com alguns estudos e projetos para desenvolver aqui em Guaramirim, e nada melhor do que buscar bons exemplos como o modelo blumenauense. Uma cidade de características geológicas e de relevo similares a nossa e que tem muito a compartilhar do seu conhecimento conosco”, reforça.

Da mesma forma o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Huning, enaltece a estrutura e a gestão de Blumenau. “Fomos muito bem recepcionados aqui no município e voltamos para casa com muitas informações e ideias de trabalho para que possamos implantar em Chapecó novas ações de prevenção e também do plano de contingência”, afirma.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

postada em 08/12/2021 11:05 – 84 visualizações

Fotos