Emasa alerta sobre cobranças indevidas informando Pix para pagamento


A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) faz um alerta para a população sobre ligações telefônicas fakes, que estão sendo feitas em nome da Autarquia informando débitos e repassando ao consumidor um número de Pix para efetuarem o pagamento. Ligações ou mensagens de texto e WhattsApp não são enviadas pela Emasa para informar e cobrar débitos, muito menos com o pagamento via Pix. Caso o consumidor receba esse tipo de mensagem deve ficar atento, pois é fake news.

De acordo com o departamento Comercial, alguns consumidores entraram em contato relatando terem recebido ligação em nome da Emasa, informando que estavam com fatura em aberto, inclusive com o valor e um número de Pix para efetuar o pagamento. Mas, esse não é o procedimento utilizado pela Autarquia e a recomendação é de que o consumidor registre um boletim de ocorrência e informe a Emasa. “O único meio que comunicamos ao consumidor sobre fatura em aberto, assim como o valor a ser quitado, é pela própria fatura de água”, reforça o gerente Financeiro e Comercial, Geovan Fidelis Maciel.

Qual o procedimento da Emasa?

Quando o consumidor possui uma fatura com 30 dias de atraso, a Emasa envia um comunicado na própria fatura, informando que a unidade consumidora está com fatura em aberto e o valor correspondente. Caso não seja quitado em até 60 dias, é gerado um aviso de débito que vai anexo a fatura, com um novo vencimento para mais 30 dias; e informando sobre o corte de água, caso não seja quitado dentro desse novo prazo.

Completados os 90 dias de atraso, é feito o corte de água no cavalete. Após isso, se não for quitado dentro de 10 dias, é aberto o corte de ramal, e, não sendo quitado no prazo de 20 dias, abre-se o cancelamento da ligação por falta de pagamento. Neste caso, para a religação da água, é necessário que o consumidor procure a Emasa para efetuar o pagamento à vista ou solicite o parcelamento de débito; este, só é permitido se não tiver outro parcelamento ativo da mesma unidade.

Dúvidas, informações, reclamações e denúncias pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp: (47) 3261-0000; ou e-mail: [email protected]


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação Emasa

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook