Primeira escola auxiliar de enfermagem em Santa Catarina completa 65 anos


No último dia 28 de novembro, a primeira escola auxiliar de enfermagem de Santa Catarina que mais tarde foi transformada na Escola Técnica do SUS em Blumenau, (ETSUS Blumenau) completou 65 anos de trabalho no município e oito anos de atividades na sede localizada na rua Dois de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte. Para celebrar a data, a ETSUS Blumenau deu inicio a uma exposição hibrida que pode ser vista em formato on-line e presencial nos corredores da unidade.

A exposição que já está disponível para visitação nos corredores da unidade resgata a história de atuação e ficará disponível até o mês de fevereiro, no local. No formato on-line, as imagens ficarão permanentemente em uma galeria no site da Prefeitura de Blumenau. Referência para os municípios da região em formação e capacitação, a ETSUS já certificou um total de 74 mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que funciona com apoio e investimento da Prefeitura e do Governo Federal.

A ETSUS Blumenau tem como proposta fortalecer a educação profissional de saúde, facilitando aos alunos da cidade e de outros 52 municípios das regiões da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) e Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Inicialmente a formação era voltada apenas para auxiliares de enfermagem e ao longo dos anos a atuação da ETSUS Blumenau foi sendo fortalecida, ampliando as formações, de técnicos em Saúde Bucal e Vigilância em Saúde. Atualmente são ofertados 15 cursos entre eles para cuidadores de idosos, formação de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e técnico de higiene ambiental.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância da ETSUS Blumenau. “A nossa Escola Técnica é referência para Blumenau e para o estado. Fomos a primeira unidade de Santa Catarina a trazer conhecimento baseado na ciência aos trabalhadores da saúde. Enquanto instituição formadora, o trabalho da Escola Técnica é importante para o fortalecimento das políticas públicas e potencializa as ações do SUS”, salienta.

Ações na Pandemia
Durante a pandemia de Coronavírus, a ETSUS Blumenau viabilizou capacitações on-line para equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e também para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante a elaboração do Plano Municipal de Contingência para retomada das aulas presenciais, mais de 3 mil trabalhadores da educação participaram das ações em ambiente virtual.

Cursos oferecidos/realizados:

Técnico em Enfermagem (Complementação do Auxiliar de Enfermagem)
Técnico em Enfermagem
Técnico em Vigilância em Saúde
Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
Técnico em Saúde Bucal – TSB
Cuidador de Idosos
Curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS)
Especializações Técnicas (egressos dos cursos técnicos)
Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (PROFORMAR)
Projeto Caminhos do Cuidado
Capacitações para os Profissionais da Semus e as 3 regiões de abrangência
Capacitações Pedagógicas para docentes dos cursos
Capacitações on-line
Ações Básicas
Curso Sala de Vacina

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 06/12/2021 10:40 – 10 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook