- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fiscais do Imetro-SC participam da Operação Nacional Energia Segura


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) participou durante esta semana da Operação Nacional Energia Segura, coordenada pelo Inmetro, e atuação de todos os órgãos delegados pelo país. A ação teve como principal objetivo a fiscalização na venda de fios e cabos elétricos que, além de verificação de acordo com normas do Inmetro, garantiriam a eficiência dos materiais e a segurança nas instalações elétricas em residências, empresas, indústrias, entre outros.

Os fiscais do Imetro-SC estiveram durante a semana em 10 cidades, visitando estabelecimentos de maior revenda e de importações do produto. Nestas operações foi verificada a resistência elétrica dos condutores elétricos, observando se a indicação corresponde à capacidade real do produto, identificando a possibilidade de fraudes contra os consumidores.

Continua após o anuncio

Quanto maior for a resistência, mais o material se opõe à passagem da corrente, o que provoca o aquecimento, podendo levar a um acidente, como incêndio. O consumidor, ao adquirir esses produtos, deve observar a presença do selo do Inmetro, pois o registro no instituto nacional é obrigatório, indicando que passaram por ensaios para verificar as normas vigentes.

Entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro foram fiscalizados 822 produtos em 40 empresas fabricantes ou revendedoras de cabos condutores de eletricidade. Nessa operação foram encontrados 81 produtos irregulares com resistência superior ao permitido. Os principais tipos de irregularidades foram selos que não estão atendendo a especificações; lâmpadas com liga ferrosa; luminárias elétricas com liga ferrosa; adaptadores de tomadas sem certificação.

Continua após o anúncio

“Neste tipo de operação é feita uma fiscalização minuciosa. Selecionamos as lojas de materiais elétricos, as marcas de fios e as bitolas e fazemos o ensaio de resistência elétrica no local. Caso haja irregularidade, é feita a apreensão”, explicou o presidente do Imetro-SC, Rudinei Floriano. “O fio tem cobre e quanto mais grosso tem mais facilidade de transportar energia. É importante que este fio tenha a quantidade de cobre ideal porque, caso contrário, levará menos energia e haverá perdas com o gasto excessivo de eletricidade e acidentes mais graves”, completou.

Mais informações para a imprensa:
Enio Novaes
Assessor de Comunicação – Imetro-SC
Fone: (48) 9 8841-2061 / 3381-5234
E-mail: [email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais