- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prêmio Fritz Müller: melhores projetos de SC voltados ao meio ambiente serão reconhecidos nesta sexta


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE NewsArte/IMA

Continua após o anúncio

As melhores e mais inovadoras iniciativas de preservação do meio ambiente em Santa Catarina serão premiadas na noite desta sexta-feira, 3, em Florianópolis. A entrega do 22º Prêmio Fritz Müller, maior reconhecimento da área ambiental no estado, está marcada para as 19h, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

A solenidade volta a ocorrer após o cancelamento da edição do ano passado por conta da pandemia de Covid-19. Serão premiados 13 projetos de empresas públicas e privadas divididos por categorias e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável (veja a lista abaixo).

Continua após o anuncio

Em 39 anos de história, o prêmio já concedeu mais de 400 honrarias, entre troféus e menções honrosas para empreendedores e personalidades ambientais. Concorreram à edição de 2021, 77 projetos de 55 empresas de todo o estado.

O Prêmio Fritz Müller é um espaço em que todos são vencedores. As empresas, por serem agraciadas pela premiação; a sociedade, beneficiada pelas iniciativas que impactam as comunidades do entorno onde esses projetos são desenvolvidos; o poder público, por sensibilizar o setor produtivo e firmar parcerias fundamentais para a conservação da natureza; e, principalmente, o meio ambiente catarinense, que ganha fortes aliados na preservação dos recursos naturais”, afirmou o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinicius Netto.

Continua após o anúncio

O nome do prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

A premiação é concedida pelo Governo do Estado, por meio do IMA, e conta com apoio da Fiesc e patrocínio da Engie, Klabin, Berneck e EDP Transmissão Aliança SC. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do IMA.

Personalidade

A solenidade também reverencia uma personalidade que seja destaque na atuação ambiental em Santa Catarina com Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. O homenageado deste ano é o catarinense Arlindo Philippi Júnior, engenheiro civil formado pela UFSC e, hoje, um dos principais nomes da área de saúde ambiental no país, com 50 livros publicados ou organizados. Arlindo nasceu em Bom Retiro e morou em Florianópolis dos 6 anos aos 21 anos. Mudou-se para a capital paulista para fazer pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP).

Voltou a morar em Florianópolis por ocasião das enchentes ocorridas em março de 1974 em Santa Catarina, quando trabalhou no Departamento Autônomo de Saúde Pública (DASP) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Por conta das atividades acadêmicas, científicas e profissionais passarem a ser remotas em função da pandemia de Covid-19, hoje divide a agenda de trabalho entre Florianópolis e São Paulo, onde é professor titular da USP. Pós-doutor em Estudos Urbanos e Regionais (MIT- EUA), Arlindo foi finalista do Prêmio Jabuti em 6 edições, sendo vencedor em três ocasiões.

O nome do prêmio é uma homenagem ao cientista Raulino Reitz, fundador da extinta Fatma e referência na preservação da natureza catarinense.

Confira abaixo a lista dos vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller:

Categoria: Agricultura Sustentável
Vencedor: Epagri
Projeto: Sistema de Produção Integrada de Tomate Tutorado (SISPIT) 

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)
Vencedor: Westrock
Projeto: O Poder do Manejo de Florestas Plantadas: Conservação de recursos hídricos e preservação de nascentes nas florestas WestRock 

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Energia)
Vencedor: General Motors
Projeto: Iniciativas Sustentáveis de Energia – Fábrica GM Joinville 

Categoria: Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre
Vencedor: Klabin
Projeto: Monitoramento da Vida Silvestre em Áreas de Alto Valor para a Conservação – AAVCs 

Categoria: Educação Ambiental
Vencedor: Klabin
Projeto: 20 anos de Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental 

Categoria: Gestão Ambiental
Vencedor: Florestal Gateados
Projeto: Um sistema de gestão a favor do meio ambiente 

Categoria: Gestão Socioambiental
Vencedor: BMW do Brasil
Projeto: Um destino nobre para excedentes de produção 

Categoria: Projetos de Pesquisa
Vencedor: Embrapa Suínos e Aves
Projeto: SGAS – Software de Gestão Ambiental da Suinocultura 

Categoria: Reciclagem
Vencedor: BMW do Brasil
Projeto: Ciclo Fechado para o Selante de PVC 

Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Vencedor: Apremavi
Projeto: Projeto Restaura Alto Vale 

Categoria: Resíduos Sólidos
Vencedor: Schulz Compressores
Projeto: Aterro Zero 

Categoria: Tratamento de Efluentes
Vencedor: Itapoá Terminais Portuários
Projeto: Gestão de água não potável – inovação e tecnologia no tratamento de efluentes 

Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável
Vencedor: Prefeitura de Camboriú
Projeto: Roteiro de Ecoturismo Camboriú

Informações adicionais à imprensa:
Carolina Carvalho 
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-4177 / (48) 99105-1272
Site: www.ima.sc.gov.br  

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais