Prefeitura promove Audiência e Consulta Pública sobre o Plano Diretor


A Prefeitura de Florianópolis está promovendo uma Audiência Pública sobre o Plano Diretor que acontecerá no dia 17 de dezembro às 18h no Auditório Deputada Antonieta de Barros. Durante a Audiência, será apresentada a proposta de revisão e adequação do Plano Diretor de Florianópolis (Lei Complementar Municipal n. 482/2014). Além da Audiência, também foi aberta a Consulta Pública, para que a população faça as suas contribuições à proposta do Plano Diretor. As colaborações, por meio da Consulta Pública, poderão ser feitas a partir do dia 2 de dezembro ao dia 22 de dezembro de 2021, sendo protocoladas presencialmente através de formulário ou enviadas através do site: http://ipuf.pmf.sc.gov.br/pd2021/.
 
A Audiência Pública e a Consulta Pública favorecem o conhecimento dos temas envolvidos nas alterações sugeridas no Plano Diretor por toda a população. Os principais pontos da proposta de alteração do Plano são: Garantir a efetivação dos objetivos e diretrizes do Plano Diretor; Fortalecer o planejamento e a gestão territorial; Promover bairros e cidade mais eficientes, inteligentes e sustentáveis; Favorecer as atividades econômicas para a vitalidade dos bairros e geração de oportunidades; Promover a geração e valorização de espaços públicos; Criar as condições para uma mobilidade sustentável; Favorecer a implantação de infraestruturas necessárias; Diminuir a insegurança jurídica; Valorizar a arquitetura sustentável e de qualidade; Promover a inclusão social.
 
A expectativa é que cidadãos e entidades, bem como outras organizações presentes no município de Florianópolis, participem de forma presencial ou virtual, também toda sociedade civil e seus representantes no governo. “É muito importante que possamos receber avaliações e contribuições. Esse retorno da população poderá gerar aperfeiçoamento na minuta, se consideradas pertinentes a adequação que está sendo realizada. Além disso, a realização da Consulta Pública e da Audiência são instrumentos importantes para que tanto o Executivo como o Legislativo consigam perceber as diferentes posições da sociedade relativas às propostas”, ressalta o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.
 
O projeto de revisão e adequação do Plano Diretor de Florianópolis veio da necessidade de garantir maior efetividade aos objetivos e diretrizes do próprio Plano, além de promover um modelo de cidade mais sustentável. “A proposta de aperfeiçoamento do Plano Diretor elaborada por técnicos da Prefeitura de Florianópolis e agora também com a participação da população, vai preparar a cidade para o futuro. Há diversas normas vigentes que já estão desatualizadas, o que prejudica o desenvolvimento da cidade. Entendemos ser um tema urgente para ser debatido e que só trará crescimento para a Cidade,” afirma o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
   

Serviço – Audiência Pública:

 
O que? Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Florianópolis.
 
Quando? 17 de dezembro de 2021.
 
Que horas? Início às 18h e encerramento às 22h00.
 
Onde? Auditório Deputada Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro – Florianópolis/SC.
 
Para acompanhar online a Audiência Pública, acesse: 
 
 
Realize a sua inscrição para participação na audiência pelo site:
 
 

Serviço – Consulta Pública:

 
Os interessados poderão consultar, enviar considerações, dúvidas e questionamentos quanto à minuta de proposta de revisão e adequação do Plano Diretor com seus respectivos anexos, do dia 2 de dezembro ao dia 22 de dezembro de 2021, de forma online ou presencial, informações no site:
 


Comente com o Facebook