13.8 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoJoinvilleProfessores da Rede Municipal de Joinville recebem capacitação em robótica

Professores da Rede Municipal de Joinville recebem capacitação em robótica


Cerca de 30 professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville estão recebendo capacitação em robótica, em uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A formação tem cinco semanas de duração e as aulas terminam no início de dezembro. Neste período, os educadores aprendem sobre eletrônica básica, programação para Arduino e robótica móvel.

As aulas estão sendo oferecidas aos professores integradores de mídia, profissionais que atuam nas salas makers (os antigos laboratórios de informática) com a responsabilidade de trabalhar a aprendizagem interdisciplinar e o protagonismo dos alunos diante dos conteúdos estudados por meio da tecnologia e da cultura maker. A capacitação em robótica educacional é mais uma formação oferecida a estes educadores pela Secretaria de Educação neste ano, como forma de garantir a eles o conhecimento e as ferramentas para diferentes abordagens e métodos de ensino.

“Quando um professor de matemática ou ciências, ou ainda dos anos iniciais, utiliza os materiais de robótica nas escolas, ele trabalha com o currículo e seus objetivos de aprendizagem enquanto o integrador vem com o conhecimento das habilidades e competências tecnológicas que o estudante precisa desenvolver. Os dois trabalham em parceria, mas, para isso, o professor integrador precisa adquirir o máximo de conhecimento em tecnologia e estar sempre se atualizando”, explica a coordenadora de mídias e tecnologia da Secretaria de Educação, Áurea Vieira.

A capacitação é oferecida pelo Grupo Estudantil de Robótica Móvel (Germ), que faz parte do programa de extensão Robótica para a Inclusão Social (Riso), coordenados pelos professores Douglas Bertol e André Leal, do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc. São cinco semanas de aulas, totalizando 32 horas, com aulas nas terças e sextas-feiras, das 15h20 às 17h, pela plataforma Google Workspace for Education.

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!