13.8 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoBlumenauMutirão de Diabetes oferece exames neste fim de semana em Blumenau

Mutirão de Diabetes oferece exames neste fim de semana em Blumenau


A Prefeitura de Blumenau, juntamente com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Unimed Blumenau, Lions Internacional, Renal Vida e Associação Filosófica e Beneficente Justiça e Trabalho realizará neste sábado, dia 27, um mutirão de exames para pacientes acompanhados pela atenção básica e pelo Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD). A ação ocorrerá no Setor 2 do Parque Vila Germânica, das 7h às 12h. 

Cerca de 300 pacientes que serão atendidos já estão com os exames agendados. Eles serão examinados com o retinografo digital Eyer, um equipamento que permite a realização de um exame não invasivo, onde fotos do fundo de olho são obtidas e analisadas por um médico que estará no local avaliando o quadro clínico de cada paciente. Caso seja encontrada alguma anormalidade usuário será examinado por um médico especialista em retina e será encaminhado para tratamento se assim for necessário.

Também será feita avaliação renal, além de orientações médicas. Por conta da pandemia, o atendimento não será aberto ao público. A intenção é de que no próximo ano a ação volte a oferecer atendimento com livre demanda, permitindo atendimento de aproximadamente 1.500 usuários no mesmo dia.

O mutirão também conta com apoio da Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí (ADVALI), Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Associação Nacional de Diabetes (ANAD) e da ordem internacional Demolay e Filhas de Jó.

Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD)
O NAD tem como objetivo disponibilizar atendimento interdisciplinar especializado para pessoas com diabetes mellitus descompensado. Em 2019, o serviço atendeu 10,2 mil pacientes, o número diminui para 4,6 mil em 2020 por conta da pandemia de Coronavírus. Em 2021, já foram feitos 7,6 mil atendimentos até o mês de setembro.

Para receber o atendimento, o paciente deve ser encaminhado por sua unidade de saúde de referência – Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG). O NAD oferece assistência médica, psicológica, de enfermagem e nutricional, com o objetivo de diminuir significativamente o desenvolvimento de patologias e complicações decorrentes do diabetes.

postada em 26/11/2021 12:22 – 92 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!