PMF realiza 85 atendimentos em mega ação de testagem de ISTs


A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma mega ação de testagem, encaminhamento e atendimento de pessoas em situação de rua na Passarela da Cidadania. A ação desenvolvida por profissionais do SUS Municipal fez o atendimento de 85 pessoas em situação de rua. 
 
A primeira ação de prevenção combinada na rua deu início à temporada de verão que contará com ações como esta. As equipes de profissionais de Saúde dos Centros de Testagem e Resposta rápida em parceria com o Projeto ahoraeagora.org e Sífilis – Vamos Cuidar Agora, Lamuf e residência de Medicina de Família, estiveram na Passarela da Cidadania oferecendo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais, além de tratamento para estas doenças. Os profissionais também ofereceram gratuitamente PEP (Profilaxia pré-exposição) e PREP (Profilaxia Pré-Exposição). Outra importante iniciativa foi a vinculação, ou seja, o atendimento realizado por uma equipe de saúde específica, de pessoas vivendo com HIV para iniciar ou retomar tratamento. Camisinhas e autotestes também foram distribuídos. 
 
A equipe irá atuar em outros pontos da Capital com programação divulgada previamente para oferecer testagem e atendimentos para população durante a temporada. Atualmente, todos os Centros de Saúde da Capital oferecem testes rápidos, sigilosos e gratuitos para todas as infecções sexualmente transmissíveis. Além dos Centros de Saúde, a população pode agendar o seu teste, tirar dúvidas e solicitar tratamento em um Centro de Testagem e Resposta Rápida (CTRr). 
 
Ao todo, são quatro Centros de Testagem e Resposta Rápida (CTRr) em todas as regiões da Capital: Centro, Sul, Norte e Continente. A população que deseja atendimento deve enviar uma mensagem por WhatsApp para realizar o agendamento. Nas mensagens é possível, inclusive, tirar dúvidas sobre os procedimentos.
 
Contatos dos CTRr 
Centro –  WhatsApp: (48) 99121-5517 ou (48) 99187-5566 
Norte – WhatsApp (48) 98849-4499 ou (48) 98868-1257 
Sul – WhatsApp (48) 99603-4203 
Continente – WhatsApp (48) 99959-3242.

galeria de imagens


Comente com o Facebook