- PUBLICIDADE GOOGLE-

Balneário Camboriú oferece tratamento pós-Covid-19 a pacientes do município


Prevenir e tratar sequelas motoras e respiratórias de pacientes pós-Covid-19. Este é o objetivo do Programa de Recuperação Funcional Pós-Covid-19, da Prefeitura de Balneário Camboriú. O trabalho é desenvolvido pelos profissionais do Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) que, através da fisioterapia, recuperam o equilíbrio, habilidades motoras, força muscular e respiratória de pacientes do município com sequelas pós-Covid-19.

Continua após o anúncio

“Quando os pacientes positivos para Coronavírus ficam muito tempo acamados, na grande maioria dos casos, acabam apresentando hipotrofia muscular (perda de massa muscular), além de complicações cardiovasculares e cognitivas, o que dificulta até as atividades mais simples do dia a dia. O papel da fisioterapia no processo de reabilitação pós-Covid-19 é melhorar a capacidade funcional do paciente, principalmente as habilidades motoras e respiratórias”, explica o coordenador do CEFIR, Cristiano Coelho de Souza.

A sequela mais comum em pacientes pós-Covid-19 é a perda de capacidade respiratória e motora, o que acaba afetanto também os sistemas cardiovascular e neuromuscular. Com o acompanhamento semanal (e até diário), prestado pelo CEFIR, os pacientes recuperam os movimentos e conseguem retornar as atividades do dia a dia de forma satisfatória e funcional.

Continua após o anuncio

Após ficar 86 dias internado por conta da Covid-19, o morador de Balneário Camboriú, Jean Carlos Henquemaier, está há cinco meses no processo de recuperação junto ao Programa de Recuperação Funcional Pós-Covid-19. “Desde a internação até o primeiro passo, fiquei 105 dias acamado. Graças a Prefeitura, estou me recuperando muito bem e hoje em dia nem sequer preciso de andador. A fisioterapia me possibilitou a recuperação do meu movimento muscular”, explica Jean.

Desde a criação do Programa de Recuperação Funcional Pós-Covid-19, em setembro de 2020, mais de 3 mil moradores de Balneário Camboriú já foram atendidos. Atualmente, 48 pacientes estão em acompanhamento e 111 já ganharam alta. Os atendimentos podem ser feitos em domicílio ou na clínica do CEFIR.

Continua após o anúncio

Caso você sinta desconforto pós-infecção do Coronavírus, pode se inscrever no Programa de Recuperação Funcional presencialmente no CEFIR, localizado na Rua México, nº 875 – Bairro das Nações. É necessário ser morador de Balneário Camboriú e apresentar encaminhamento médico. Os telefones para contato são (47) 99982-2285 / 3367-9300.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lanume Weiss
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022

      www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais