- PUBLICIDADE GOOGLE-

Joinville realiza Mutirão de Microchipagem neste fim de semana


Antes das 8h da manhã, Pituca chegou, acompanhada pelo tutor, Sérgio José Coelho, no Parque São Francisco.

Continua após o anúncio

Além do passeio no parque, um dia para o morador do bairro Adhemar Garcia demonstrar todo o carinho que tem com a companheira de mais de oito anos.

“O apelido dela é Piti, nossa alegria da casa. Esses dias, ela teve que fazer um procedimento e ficou no veterinário. A casa ficou triste, mas agora ela está ótima”, conta José.

Continua após o anuncio

Eles foram os primeiros a chegar para o Mutirão de Microchipagem promovido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e que conta com apoio do curso de medicina veterinária da Uniscociesc, protetores independentes, equipe da vereadora Tania Larson, Guarda Municipal e agentes de trânsito.

O Mutirão de Microchipagem  ocorre neste sábado e domingo (20 e 21/11), no Parque São Francisco, das 8h às 17h e é exclusivo para moradores do bairro Adhemar Garcia. Para participar, o tutor precisa apresentar documento oficial (RG ou CNH) e um comprovamte de residência do bairro. O atendimento é por ordem de chegada e totalmente gratuito. A expectativa é levar o mutirão até outros bairros nos próximos meses.

Continua após o anúncio

A equipe de profissionais do CBEA oferece suporte técnico. Os alunos e professores da Unisociesc auxiliam na aplicação do microchip, que tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal.

Antes de aplicar o microchip, o tutor responde um questionário sobre o animal e o estado de saúde do bichinho. A Piti ficou tranquila durante a aplicação. Para o tutor, a tecnologia traz segurança.

“Eu quero agradecer o trabalho de vocês, atitude louvável mesmo. Muito obrigado e que esse trabalho continue”, comenta José ao reconhecer que a identificação do animal é muito importante. “Se acontecer dela desviar o caminho de casa, ou alguém pegar, é mais fácil identificar”, complementa.

Realizar um censo dos animais é um dos resultados do Mutirão de Microchipagem. Ao colocar o microchip, é feita a leitura dos dados e o animalzinho fica relacionado às informações do tutor.

Legislação facilita a microchipagem

O prefeito Adriano Silva sancionou nesta semana a Lei Complementar 579/2021 para aumentar o número de animais microchipados em Joinville. A nova lei simplifica a microchipagem,  desburocratiza os processos e facilita o acesso da população aos serviços oferecidos.

A partir de agora, não será mais exigido exclusivamente o laudo de castração para a realização de microchipagem. Na ausência do laudo, se um profissional qualificado identificar a cicatriz característica da cirurgia de castração, o microchip poderá ser implantado.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais