Dia D de Vacinação movimenta Centreventos de Itajaí


O Centreventos de Itajaí recebeu centenas de pessoas neste sábado (20) para o Dia D de Vacinação contra Covid-19. A data foi exclusiva para aplicação da segunda dose da vacina Pfizer e da dose de reforço para a população em geral com 18 anos ou mais, idosos, trabalhadores de saúde e imunossuprimidos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal da cidade para que mais pessoas fiquem protegidas contra o coronavírus.

Cerca de 30 profissionais de saúde atuaram para vacinar 1.076 pessoas que passaram pelo Centreventos neste sábado. A maior procura foi pela segunda dose da Pfizer. Até o momento, Itajaí tem 186.535 pessoas imunizadas com pelo menos uma dose, 138.329 com duas doses e 11.443 com a dose de reforço.

“Iniciamos, neste Dia D, a aplicação da dose de reforço na população em geral com 18 anos ou mais. É fundamental que os itajaienses completem o esquema vacinal, com as duas doses e tomem o reforço no prazo indicado. Somente com o esforço coletivo ficaremos protegidos da doença e poderemos retomar a normalidade das atividades”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Vacinação continua

A vacinação contra a Covid-19 segue disponível no Município de Itajaí na próxima semana. A imunização ocorre na sala volante do Centreventos, das 8h às 17h, e nas unidades de saúde conforme o horário de atendimento de cada uma, de segunda a sexta-feira. Não é necessário agendamento.

Podem se vacinar com a primeira dose adolescentes de 12 anos ou mais. No momento da aplicação da vacina, os adolescentes deverão apresentar documento com foto e CPF, declaração da condição (em caso de comorbidade, deficiência, gestante, lactante ou puérpera) e autorização dos pais ou responsáveis (presencial ou via termo de consentimento assinado). A vacina Pfizer, única usada em adolescentes, será reabastecida na segunda-feira (22) e estará disponível a partir das 13h nas unidades e Centreventos.

Também continua a aplicação da segunda dose para quem está no prazo: AstraZeneca (10 a 12 semanas), Pfizer (8 semanas) e Coronavac (28 dias). A imunização ocorre mediante apresentação de documento com foto e CPF e comprovante da primeira dose.

Itajaí segue com a aplicação da dose de reforço para a população em geral com 18 anos ou mais (com esquema vacinal completo há cinco meses), pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos ou mais (com esquema vacinal completo há 28 dias) e trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais (com esquema vacinal completo há cinco meses). É necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e, no caso de imunossuprimidos, declaração da condição. Trabalhadores da saúde devem apresentar carteira do conselho da categoria, holerite, crachá e declaração de vínculo com a atividade realizada. 

Comente com o Facebook