Hospital Ruth Cardoso implanta Núcleo Hospitalar de Epidemiologia


Responsável pelo planejamento e execução de ações de epidemiologia hospitalar, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) realiza a busca ativa de doenças de notificação compulsória no Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC). Ao todo, são 68 doenças de notificação compulsória, entre elas dengue, meningite, tuberculose e leptospirose.

O Núcleo, composto por uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem, também oferece suporte a comissão de óbitos relacionados a Covid-19 e materno-infantis, além de encaminhar e monitorar os exames de pacientes com suspeita ou diagnóstico de doença de notificação compulsória.

De acordo com a secretária de Saúde, Leila Crocomo, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia melhora o acesso do Hospital Ruth Cardoso a trabalhos envolvendo a epidemiologia hospitalar. “Este trabalho realizado pelo Núcleo traz agilidade e eficiência nas ações da Vigilância Epidemiológica do município”, diz Leila.

Implantado em maio deste ano, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia foi criado a partir da Portaria MS 2.624/2020, que institui a Vigilância Epidemiológica em ambiente hospitalar. Está localizado anexo ao Hospital Ruth Cardoso, na Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lanume Weiss
Foto: André Felipe da Cunha
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc

FOTOS

Comente com o Facebook