Defesa Civil realiza sétima fiscalização do transporte de produtos perigosos em Itajaí


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compedec) realizou nova operação de fiscalização do transporte de produtos perigosos no município. Com caráter preventivo, a sétima edição da ação neste ano ocorreu na quinta-feira (18), na Rua Benjamim Dagnoni, próximo a Petrobras, no bairro Rio do Meio.

Durante a fiscalização, 11 veículos foram abordados e todos faziam o transporte de produtos perigosos. Foi emitida uma notificação na ação. “As operações fazem parte de um calendário mensal organizado pela Defesa Civil em parceria com todos os órgãos competentes, com muitas vistorias de veículos, orientações e autuações por parte da ANTT e da Codetran. O mais importante é orientar e ressaltar para os condutores a importância de que todas as normas e regulamentações sejam cumpridas para garantir mais segurança no transporte rodoviário”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.

Os condutores receberam orientações sobre este tipo de transporte e como proceder com a regularização de infrações. O transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros) deve seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O Município de Itajaí concentra um grande número de empresas que trabalham ou transportam produtos perigosos. Por isso, a documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes instituídas pela ANTT.

A fiscalização de Produtos Perigosos foi realizada pela Defesa Civil de Itajaí em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Polícia Militar Rodoviária e a Defesa Civil de Santa Catarina.

Comente com o Facebook