- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sábado é o Dia D da Saúde do Homem


A Administração Municipal de Chapecó promove neste sábado mais um Dia D da Saúde, desta vez focado na saúde dos homens.

Continua após o anúncio

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Luiz Carlos Balsan, as 26 unidades de saúde estará abertas, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Balsan disse que a iniciativa tem como objetivo ampliar os horários de atendimento da população e atender as demandas que acabaram represadas durante a pandemia da Covid.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Lígia Schacht, disse que mais de 500 profissionais estarão envolvidos.

Continua após o anuncio

“Nós queremos que os homens compareçam nas unidades de saúde e façam os exames necessários e atualizem suas vacinas. Temos dados de que os homens realizam 1/3 menos exames dos que as mulheres”, disse Lígia.Ela afirmou que estão previstas nove ações:

Ação 1 – Atualização da Caderneta de Vacinação: Anti-tetânica (dT); Hepatite B (Hep. B); Febre Amarela (FA) e Tríplice Viral (TV).

Continua após o anúncio

Ação 2 – Solicitação de exames de rotina para posterior estratificação de risco cardiovascular. Exames a serem solicitados pelos enfermeiros para os pacientes do sexo masculino com idade de 20 à 59 anos, que há mais de 1 ano não fizeram exames laboratoriais de rotina: Hemograma; Glicemia em Jejum; Colesterol Total; Colesterol HDL; Colesterol LDL (podendo ser calculado conforme protocolo); Triglicerídeos; PSA (idade superior à 35 anos) e Solicitação de sorologias para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) caso necessário (na ausência de TRs).

Ação 3 – Saúde sexual e reprodutiva. Realização de TR (teste rápido) sorológicos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C (se disponibilidade de TR). Orientações/educação sexual e reprodutiva, incluindo planejamento familiar e prevenção de ISTs.

Ação 4 – Educação em Saúde para adoção de hábitos de vida saudáveis. Aferição de medidas antropométricas para o cálculo de Índice de Massa Corporal e orientações sobre o peso ideal;

Ação 5 – Acompanhamento dos usuários beneficiários do Bolsa Família (Pesagem do BF);

Ação 6 – Agendamento e atendimentos por livre demanda de pacientes idosos para aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa;

Ação 7 – Atendimento Odontológico para promoção da saúde bucal em homens e agendamentos de 6 pacientes com procedimentos;

Ação 8 – Diabéticos: solicitação da Hemoglobina Glicada;

Ação 9 – Hipertensos: aferição de Pressão Arterial e solicitação de exames de rotina conforme protocolo.

Além disso, haverá vacinação contra a Covid, na maioria das unidades de saúde e também no Centro Estratégico de Vacinação (Centro de Eventos).Os locais, horários e agendamento estão disponíveis no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br).

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais