- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Joinville lança Rota das Flores como opção de turismo rural


O colorido das flores, o verde da mata atlântica e o canto dos passarinhos foram companhias frequentes no trajeto da Rota das Flores, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) nos dias 12 e 16 de novembro. O passeio percorre cinco propriedades rurais de Joinville: Parque dos Hemerocallis, Garden Schulz, Orquidário Reinheimer, Flora Neitzel e Suculentas Encantadas.

Continua após o anúncio

A Flora Neitzel, na Estrada Quiriri, fica cerca de 25 km do Centro de Joinville. A propriedade é gerida por uma família empenhada em manter a tradição do campo e que atua há duas décadas no cultivo de flores.

“Tentamos plantar verduras, orgânicos, mas foi no ramo das flores que nos encontramos e prosperamos. Trabalham aqui cerca de 10 pessoas, meu marido, eu, os irmãos dele e suas esposas”, explica Elaine Neitzel, uma das responsáveis pelo local.

Continua após o anuncio

O carro-chefe da produção é o gerânio, relata a produtora. “Ainda assim, temos outras plantas e flores para oferecer. Sempre que um visitante chega, entregamos uma caixinha e o convidamos a percorrer as nossas estufas, escolhendo o que querem e separando”, explica. São três estufas, com cerca de 250 m² cada.

Joseli Souza participou da visita com o namorado e a filha. Eles aproveitaram para percorrer o local e conhecer as flores e plantas nativas. “Estou em Joinville há dois meses, vi essa oportunidade de visitar as propriedades oferecidas pela prefeitura e vim. Queria conhecer o que existe de turismo na cidade e estou gostando bastante”, conta Joseli.

Continua após o anúncio

No ramo do turismo é que a Flora Neitzel pretende também atuar daqui para frente. “Recebemos esse convite da Secult para fazer parte da Rota das Flores e estamos contentes com a possibilidade. Vamos nos aprimorar para receber de forma cada vez melhor quem vier nos procurar”, enfatiza Elaine.

O local atende compradores avulsos, atua na exportação dos produtos e abre mais uma possibilidade, com a inclusão do turismo no escopo do empreendimento. Para receber grupos é preciso agendar a visita.

Depois da visita a Flora Neitzel, o grupo passou pelo Orquidário Reinheimer e Garden Schulz. De acordo com a coordenadora de Turismo da Secult, Rosangela Moser, a avaliação do passeio foi positiva.

“Tivemos lotação máxima nos dois dias e lista de espera para realizar o passeio. Quem participou achou muito válida a iniciativa. Agora, nosso convite é aos joinvilenses para fazerem a Rota das Flores”, destaca.

O passeio pela Rota das Flores pode ser feito de forma autônoma ou marcado com agências de turismo da região.

No site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/PontosTuristicosJlle) há um guia com sugestões de roteiros para aproveitar as atrações de Joinville, tanto na área rural, quanto urbana e opções de gastronomia.

Conheça as propriedades que integram a Rota das Flores

Parque dos Hemerocallis
Atendimento: Terça a sábado
Horário: 7h30 às 17h (de terça a sexta) e 9h às 17h (sábado)
Endereço: rua Tenente Antônio João, 4257, Bom Retiro
Valor: R$ 28
Contato: (47) 3473-0628 | 99773-0082
Rede social: @agricoladailha

Garden Schulz
Atendimento: segunda a sábado
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 18h (de segunda a sexta) e 8h às 12h (sábado)
Endereço: rua Tenente Antônio João, 3450, Bom Retiro
Valor: entrada gratuita
Contato: (47) 3473-1454
Rede social: @gardenschulz

Orquidário Reinheimer
Atendimento: segunda a domingo – mediante a agendamento
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 18h
Endereço: Estrada Bonita, 3500, Rio Bonito
Valor: entrada gratuita
Contato: (47) 3435-6989 | (45) 99835-2990
Rede social: @orquidarioreinheimer

Flora Neitzel
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 18h
Endereço: Estrada Quiriri, 1554, Pirabeiraba
Valor: entrada gratuita
Contato: (47) 3428-0095| 99971-4845
Rede social: @flora_neitzel

Suculentas Encantadas
Atendimento: terça a domingo
Horário: 8h30 às 17h (de terça a sexta-feira) e 8h30 às 16h (sábados e domingos)
Endereço: Estrada Piraí, Poste 100, Vila Nova
Valor: entrada gratuita
Contato: (47) 98851-0400
Rede social: @suculentasencantadas

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais