Biblioteca Pública Municipal de Chapecó completa 81 anos de fundação


A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella completa, nesta quinta-feira (18), 81 anos de fundação. Criada em 1940, durante este tempo tem sido um centro de estímulo ao consumo de livros e literatura em Chapecó, além de outras artes que transitam em seus espaços.

Fundada numa época em que o acesso à educação era escasso, e as escolas possuíam pouca estrutura, a Biblioteca representou um grande avanço para uma cidade afastada dos grandes centros, além de facilitar o acesso da população à literatura e informação.

Durante sua história esteve sediada em diferentes espaços. Hoje, encontra-se instalada na região central de Chapecó, no calçadão da Rua Benjamin Constant. Desde 1984 homenageia em seu nome Neiva Maria Andreatta Costella, sua então diretora, que faleceu em 1983. Desde 2016 tem tido seu acervo, que hoje conta com mais de 25 mil exemplares, digitalizado.

Além do estímulo à leitura e literatura, a Biblioteca Pública Municipal de Chapecó se destaca como um centro de difusão artístico, também recebendo apresentações musicais, sessões de cinema, aulas de xadrez, entre outras atividades. Em 2020, teve projeto contemplado no Prêmio Elisabete Anderle, edital do Governo de Santa Catarina para produção e difusão de arte e cultura, que proporcionou a revitalização de espaços, além da aquisição de equipamentos de projeção e computadores, que possibilitaram a melhoria da estrutura de pesquisa à internet, além de promover parceria com o Balcão de Empregos para que imigrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social utilizem a estrutura para confecção de currículos.

Nestas mais de oito décadas, a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella tem se destacado como importante centro de referência cultural em Chapecó, através de um espaço diverso em constante renovação, proporcionando arte e literatura para toda a comunidade. A Biblioteca está localizada na Rua Benjamin Constant – 110, funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

Comente com o Facebook