Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid passa a atender adolescentes


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid de Criciúma também está atendendo adolescentes. Antes dedicado aos adultos e idosos que desenvolveram limitações em decorrência da doença, o espaço agora pode ser frequentado por maiores de 12 anos, desde que acompanhados de responsáveis. O centro funciona no mesmo local do Hospital de Retaguarda do Rio Maina, desativado em setembro, e foi o primeiro com esse propósito no Brasil a atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fazemos toda a avaliação do paciente, desde quando ele inicia até ganhar alta, passando por avaliação física completa, nutricional e psicológica, além de analisarmos sua capacidade cardiorrespiratória e função respiratória”, explicou o médico e coordenador do Centro de Reabilitação, Luiz Carlos Fontana.

De acordo com ele, mais de mil pessoas foram atendidas no centro e 380 delas passaram pelo processo completo de reabilitação. O tratamento normalmente dura entre cinco e seis semanas, sendo que alguns pacientes podem precisar de mais tempo.

Sobre o Centro de Reabilitação

Referência nacional, o Centro de Reabilitação foi inaugurado em 28 de setembro de 2020. Ele possui uma equipe especializada para atender os pacientes, contando com psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico do esporte, pneumologista e profissional de educação física.

Em setembro do ano passado o centro foi tema de discussão no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia (ERS), no qual foram apresentados dados de exames cardiorrespiratórios dos pacientes que completaram o processo de reabilitação. Em dezembro, o espaço foi apresentado ao Ministério da Saúde, por meio de uma reunião remota, e recebeu a visita do Secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta.

Como ser atendido?

Pacientes que apresentam sequelas após se recuperarem da infecção por  Covid-19 devem procurar a sua Unidade de Saúde, relatar os sintomas e preencher uma ficha cadastral. A unidade encaminhará o paciente para uma avaliação no Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid. Todo o atendimento é gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Mesmo aqueles pacientes que não necessitaram de atendimento hospitalar durante o tratamento da Covid-19, podem ser atendidos no Centro”, ressaltou o coordenador.

Comente com o Facebook