- PUBLICIDADE GOOGLE-

Agentes de combate à Dengue intensificam ações em Blumenau


Próximo do inicio do verão e período de férias, agentes de endemias intensificam as ações para combater os focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Até à última terça-feira, dia 9, o município registrava 2.708 focos. No mesmo período do ano passado haviam 1.084 focos registrados, o que representa um aumento de 149% no período.

Continua após o anúncio

Até agora, o município registra 234 notificações de dengue, sendo 20 casos importados e 11 autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. No Estado todo são quase 19 mil casos confirmados da doença. Blumenau não possui registro de óbito por conta da Dengue. O Programa de Combate à Dengue do município conta com cerca de 66 profissionais que atuam na fiscalização e orientação da população.

O município reforçou o número de visitas em residências e continua com 1.100 armadilhas monitoradas semanalmente nos bairros. Além disso, o programa possui 358 pontos estratégicos que monitoram locais como borracharias, ferros velhos, cemitérios entre outros.

Continua após o anuncio

Identificação do Programa de Combate à Dengue
Desde outubro, os agentes de endemias contam com um veículo que foi identificado para oferecer mais segurança aos moradores durante as abordagens de fiscalização. Além disso, os agentes da Semus estão sempre identificados com uniforme e crachá com nome e matricula do servidor contratado pela Prefeitura de Blumenau. As fotos de todos os agentes que farão as visitas estão disponíveis no site da Prefeitura.

Bairros considerados infestados
Diariamente, as equipes fazem visitas e orientam moradores das regiões que apresentam número de foco elevado. Dos 35 bairros de Blumenau, 17 deles já são considerados infestados pelo serviço. São eles: Água Verde, Centro, Do Salto, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupavazinha, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Salto do Norte, Tribess, Velha, Velha Central, Vila Nova e Victor Konder.

Continua após o anúncio

Semana Municipal de Combate à Dengue
Em 2019, o município aprovou a Lei Municipal Nº 8.709, que institui a Semana de Prevenção à Dengue, que compreende os dias 25 a 30 de novembro. Neste ano, os agentes vão intensificar ações nos cemitérios, também vão orientar moradores, além de capacitar equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As equipes também estão fazendo o Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRAa) e o resultado do levantamento deve ser divulgado nos próximos dias.

Denúncias
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4).

Dicas e cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Elimine água parada de todos os recipientes
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
– Mantenha lixeiras tampadas
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
– Mantenha ralos cobertos com telas de malha filha para evitar que o mosquito tenha acesso ao local
– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana
– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito
– Retire a água acumulada em lajes
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 17/11/2021 14:30 – 12 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais