- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saretta propõe busca ativa de pacientes aptos a tomar a vacina contra pneumonia


O deputado Neodi Saretta (PT), que também é presidente da Comissão de Saúde, está pedindo ao Estado que seja feita uma busca ativa das pessoas que têm direito de tomar a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13). O imunizante, que protege contra 13 doenças causadoras de pneumonias, meningites e otites, teve a ampliação temporária de cobertura para mais pessoas. “As pneumonias e meningites são infecções invasivas, normalmente graves, que levam à hospitalização ou até mesmo a morte, por isso a importância de fazer a busca dessas pessoas que fazem parte dos grupos contemplados nesta ampliação vacinal”, reforça Saretta.

Continua após o anúncio

A VPC13 já era oferecida gratuitamente a idosos e também pacientes oncológicos, com HIV, e transplantados de medula e de órgãos sólidos, a partir dos 6 anos de idade. Com essa ampliação temporária, pessoas com asma, diabetes, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, imunodeficiências congênitas, síndrome de Down, doenças renais crônicas e Fístula liquórica e derivação ventrículo-peritoneal, também poderão receber a vacina.

Saretta lamenta que a VPC13 seja disponibilizada apenas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), já que isso pode reduzir a cobertura vacinal. “Como em Santa Catarina há apenas um Crie, é preciso que o médico faça a prescrição e uma solicitação para que as doses sejam encaminhadas aos municípios. Por isso, além da busca ativa dessas pessoas é importante que o Estado amplie os pontos de vacinação para este tipo de imunizante”, conclui o deputado.

Continua após o anuncio

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: [email protected]
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais