Biblioteca Pública reativa laboratório para conservação de acervo de jornais históricos


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Fechado há mais de 10 anos, o Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (Lacre) da Biblioteca Pública de Santa Catarina retomou suas atividades. A instituição guarda em seus acervos a Coleção de Jornais Catarinenses dos Séculos 19, 20 e 21, consolidada como patrimônio cultural de natureza material. O acervo é uma das mais completas coleções de jornais regionalizados do estado e uma das maiores do Brasil.

É atribuição do Estado garantir a preservação deste valioso conjunto, de importância vital para a memória documental bibliográfica e de valor inestimável para a identidade e a história da coletividade.

O acervo de jornais cresce diariamente e, por determinação técnica, necessita ser acondicionado em condições adequadas, como capas duras revestidas de tecido ou vulcapel e costuradas, o que proporciona as condições ideais para a manipulação segura dos originais pelos pesquisadores que procuram a Biblioteca. Além disso, há ainda a necessidade de reencadernar e restaurar um número expressivo de jornais raros. O trabalho possibilitará a desinterdição do material que, por medida de segurança, não pode ser utilizado nas pesquisas.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: [email protected] 

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook