- PUBLICIDADE GOOGLE-

Porto de São Francisco bate recorde histórico na importação de fertilizantes e produtos siderúrgicos


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

A retomada econômica de Santa Catarina em 2021 está refletindo positivamente na movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul. Nos dez primeiros meses deste ano, o complexo portuário registrou o maior volume da história na importação de insumos para a produção siderúrgica e agrícola. Até outubro, a chegada de bobinas e barras de aço da Ásia atingiu a marca de 3,2 milhões de toneladas. O montante representa um aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2020, quando ingressaram 1,8 milhão de toneladas.

Já a importação de fertilizantes e ureia, utilizados na produção agrícola, passou de 1,6 milhão de toneladas, no ano passado, para 2,1 milhões de toneladas, um acréscimo de 31%. Este adubo é originário do Oriente Médio, principalmente de países como Irã e Omã, e desembarca em São Francisco do Sul, o maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina, em navios com capacidade de até 57 mil toneladas.

Continua após o anuncio

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o recorde histórico deste ano é resultado da modernização da estrutura e da constante capacitação dos operadores e trabalhadores portuários. “Por ser um porto multipropósito, estamos preparados para receber todo tipo de carga, inclusive produtos tão diferentes como grãos e aço.”

Movimentação

Continua após o anúncio

Em 2021, o Porto de São Francisco do Sul já movimentou 11,6 milhões de toneladas: foram importadas 6 milhões de toneladas (principalmente, aço e fertilizantes) e exportadas 5,6 milhões (a maioria, soja, madeira e celulose).

Esses números representam um aumento de 11,5% em comparação com os 10 primeiros meses do ano passado, quando a importação atingiu 3,8 milhões de toneladas e a exportação, 6,5 milhões de toneladas, somando 10,4 milhões de toneladas.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Dados gerais do Porto de São Francisco

– Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.

– 3º melhor porto em desempenho do Brasil.

– 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.

– 7º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.

– No comparativo da carga geral entre o primeiro semestre de 2020 e 2021, enquanto o aumento na média dos portos brasileiros foi de 19%, no Porto de São Francisco foi de 77%, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

– Sete berços de atracação de navios, numa área de 244 mil m2.

Informações adicionais para a imprensa

Billy Culleton
Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br
www.facebook.com/SCParportodesaofranciscodosul e @scparportodesaofranciscodosul

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais