- PUBLICIDADE GOOGLE-

Arte de Sérgio Adriano chega a Blumenau no dia 23


O artista visual, performer e pesquisador joinvilense Sérgio Adriano H volta a circular neste mês com suas obras por dez cidades de Santa Catarina – Florianópolis, Criciúma, São José, Itajaí, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, São Francisco do Sul e Lages. O projeto “Palavra Tomada” com o qual conquistou o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes 2019 permanecerá ao ar livre, em frente ao Museu de Arte de Blumenau (MAB), no dia 23 de novembro, entre 10h e 15h.

Continua após o anúncio

Esse programa do governo do Estado, obtido por Sérgio em 2014, 2017, 2019 e 2020, assegura experiência na estruturação profissional da carreira, expande as ressonâncias de sua representatividade na arte contemporânea e ajuda a estabelecer parcerias em favor da circulação dos trabalhos, da reflexão e produção de conhecimento. Nessa perspectiva, a descentralização das ações proposta pelo edital se ajusta aos interesses do artista que aprecia estar nas ruas, onde expõe nas calçadas, nas escadarias, em lugares movimentados. “Quero despertar o desejo pela arte, despertar o desejo de levar as pessoas a sonhar”, sintetiza Sérgio. “Em um mundo cada vez mais conectado na ignorância coletiva, a arte cumpre seu papel no despertar dos questionamentos e na liberdade individual de pensar, concluir e se expressar.”

A exposição “Palavra Tomada” afirma-se num contexto de resistência. Em seu trabalho, Sérgio Adriano assume um papel político para denunciar o que considera práticas “eurocêntricas, colonizadas e racistas”. Sempre interessado nos fluxos de informações na sociedade contemporânea, naquilo que é apresentado como “verdade”, sua série traz dez fotografias e objetos “que discutem a questão do racismo estrutural no Brasil”.

Continua após o anuncio

As investigações do artista passam pelas enciclopédias, dicionários, livros de arte e revistas. Nas imagens, recorta palavras para montá-las em carimbos apresentados na boca do artista. Com os lábios cerrados, mostra, entre outras, as palavras preto, ordem e progresso.

Carimbos são peças feitas de metal, madeira ou borracha que contém sinais gráficos em relevo que servem para marcar à tinta documentos, papéis, etc. Servem também, quando feitos de metal, para marcar o gado e, no passado escravocrata brasileiro, a pele para identificar a quem pertence àquele animal ou corpo humano.

Continua após o anúncio

Ficha técnica

Exposição “Palavra Tomada”

Artista: Sérgio Adriano H

Curadora: Rosana Paulino

Produtor: Franzoi

Imprensa: Néri Pedroso

Design Gráfico: Jan M.O.

Assessoria educacional: Cyntia Werner

Assessoria jurídica: Fausto Rangel

Palestrantes: Célia Maria Ramos, Evandro Silva, Jadir Fagundes e Orlando Gulonda

Realização

Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina

Apoio

Fundação Cultural Badesc – Florianópolis

Museu de Arte de Blumenau

Associação dos Artistas Plástico de Jaraguá do Sul

EEB. Professor Germano Timm – Joinville

Nas redes

https://sergioadrianoh.wixsite.com/palavratomada

facebook.com/sergioadrianoh

Instagran/sergio_adriano_h

Flick: Sergio Adriano H
 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 10/11/2021 15:14 – 67 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais