- PUBLICIDADE GOOGLE-

Presidente da Alesc recebe integrantes do Parlamento Jovem


Os deputados do Parlamento Jovem Catarinense participaram na tarde desta terça-feira (9) de audiência com o presidente em exercício da Alesc, deputado Nilso Berlanda (PL). O encontro foi prestigiado pela presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputada Marlene Fengler (PSD), e a gestora do Núcleo de Educação para Cidadania, Lea Medeiros Cardoso. 

Continua após o anúncio

Os 35 jovens deputados tomaram posse na tarde de segunda-feira (8) no Plenário Osni Régis e em seguida elegeram a mesa diretora. Até a quinta-feira (11), eles participarão de reuniões de comissões, sessões plenárias e demais atividades legislativas.

O presidente da Assembleia Legislativa cumprimentou os jovens parlamentares, professores e ressaltou a importância dessa experiência para a vida dos jovens estudantes. “Com certeza vocês vão levar como experiência o conhecimento sobre o trabalho tão importante que a Alesc desenvolve em prol de todos os catarinenses”.

Continua após o anuncio

Nilso Berlanda explicou que veio da iniciativa privada e afirmou que o parlamentar trabalha muito. “O deputado chega cedo e sai tarde porque recebe os agentes políticos de todo o estado”. O presidente explicou como entrou para a vida política e incentivou para que os jovens participem de eleições.

A deputada Marlene Fengler deu as boas vindas e destacou a importância da participação na vida pública. “É uma oportunidade para vocês conhecerem a estrutura e o funcionamento da Casa e perceber a importância dela na vida das pessoas”.

Continua após o anúncio

Marlene explicou que normalmente o deputado da região acolhe os projetos vindos dos jovens parlamentares, desde que atendam requisitos legais. Ela ainda explicou aos estudantes como entrou na vida política.

O Parlamento Jovem é presidido por Valentina Jung. Ela tem 16 anos e estuda no segundo ano do ensino médio da E.E.B. Nossa Senhora do Rosário, de Lages. Valentina disse gostar da política e pretende trabalhar nessa área. “Estar aqui é uma sensação incrível e uma grande oportunidade. Nunca imaginei que tão cedo viesse a conhecer a Assembleia Legislativa.”

A primeira vice-presidente do parlamento jovem, Kétlin Cristine Simonato, tem 17 anos e frequenta o terceiro ano do ensino médio na E.E.B. Rui Barbosa, em Formosa do Sul. Informou que a sua família já possui grande ligação com a política e que um dia igualmente gostaria de concorrer a algum cargo, disputando a eleição. “Eu gosto da política e estou muito feliz e orgulhosa de estar conhecendo esta casa legislativa.”

Os representantes são de sete diferentes regiões de Santa Catarina sorteadas no ano passado, quando não houve a edição devido à pandemia de Covid-19.

Os jovens deputados foram escolhidos em eleições realizadas em escolas de ensino médio participantes do programa. Neste ano participam do projeto escolas das cidades Anitápolis, Rio do Oeste, Caçador, Jaraguá do Sul, Formosa do Sul, Lages e Mafra. A realização do Parlamento Jovem é do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

A sessão dos parlamentares jovens será na quinta-feira (11), às 14 horas. As matérias discutidas e aprovadas podem ser aproveitadas pelos deputados estaduais em exercício. Dessa forma, passam a tramitar na Casa como projetos de lei. As 27 edições do programa já resultaram na aprovação de 41 leis estaduais, oriundas do Parlamento Jovem Catarinense.
 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais