- PUBLICIDADE GOOGLE-

Escola de Joinville recebe primeiro Ecoponto para entrega voluntária de resíduos recicláveis


Nesta sexta-feira (5/11), foi realizada a instalação do primeiro Ecoponto, um ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Joinville. O projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de separar os resíduos orgânicos daqueles que têm potencial de reciclagem e reaproveitamento, e têm os estudantes como principais agentes na difusão desta cultura.

Continua após o anúncio

A ação foi na Escola Municipal Plácido Xavier Vieira, no bairro Santa Catarina. O Ecoponto receberá resíduos como vidros, papel, metal e plásticos, tudo sob orientação da equipe de educadores da unidade escolar. Estes resíduos serão coletados pela empresa responsável por este serviço em Joinville, que faz o encaminhamento para seis cooperativas de reciclagem conveniadas à Prefeitura de Joinville.

Nos próximos meses, a instalação de Ecopontos será ampliada para outras unidades da Rede Municipal de Ensino. A experiência na Escola Municipal Plácido Xavier Vieira possibilitará monitorar e conhecer o volume de resíduos entregues e dimensionar o número de coletores por unidade, avaliar se o modelo disponibilizado é adequado, e se a periodicidade de coleta é ideal dentro dos parâmetros estabelecidos atualmente.

Continua após o anuncio

“A educação ambiental é a única forma que temos de minimizar os impactos ambientais e a nossa expectativa é que, a partir desta ação, a conscientização sobre reciclagem ultrapasse os muros das escolas”, analisa Janaína Teixeira, diretora de serviços da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Nossa Escola Lixo Zero

Este é o primeiro movimento para consolidação do projeto Nossa Escola Lixo Zero, que será implantado pela Secretaria de Educação nas Escolas Municipais de Joinville a partir de 2022. Trabalhar a educação ambiental fará parte da rotina escolar dos alunos do Ensino Fundamental, com objetivo de sensibilizá-lo sobre o consumo consciente e a destinação correta dos resíduos, e desenvolver uma cultura ecológica de harmonia com a preservação ambiental e apoio à economia solidária.

Continua após o anúncio

A Escola Municipal Plácido Xavier Vieira já é uma referência em educação ambiental dentro da Rede Municipal de Ensino, motivo pelo qual foi escolhida para sediar o projeto-piloto do Ecoponto. Entre as ações da escola estão o desenvolvimento de composteiras para transformar os restos de alimentos em adubo, que é usado nas plantações da própria unidade.

A escola também é um ponto de coleta de tampinhas para uma ONG que reverte o material em recursos para cuidados com a saúde de animais abandonados, e promove gincanas com foco na sustentabilidade – a última possibilitou integração entre a causa social e ambiental, e gerou doação de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, nada que pode ser reaproveitado é descartado na unidade. Em 2021, por exemplo, as portas das salas de aula foram renovadas, e as portas antigas não foram descartadas: viraram suporte para os vasos de flores instalados nos muros da escola.

“Estas atividades, seja educação ambiental, seja atividades esportivas, dança ou ateliê de artes são momentos para que o talento encontre a oportunidade. A sala de aula é fundamental, mas estes projetos proporcionam ir além e oferecer desenvolvimento de talentos específicos, além de autoestima, trabalho em equipe, entre outras habilidades”, afirmou Diego Calegari, secretário de Educação de Joinville.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais