Blumenau sedia Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica feminino e Brasileiro de Futebol para PC Segunda Divisão


De 9 a 14 de novembro, Blumenau será a casa do esporte Paralímpico. A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), com apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação e do Esporte e Associação de Paradesporto de Blumenau (APESBLU) promovem o Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha Paralímpica, além do Brasileiro de Futebol PC Segunda Divisão. A cerimônia de abertura única para ambas as modalidades, com apresentação da Banda Municipal, será nesta terça-feira, dia 9, às 10h30, no Complexo do SESI , local que receberá as competições. 

Para o prefeito Mário Hildebrandt sediar estes campeonatos demonstra a capacidade de Blumenau em sediar grandes eventos. “O nosso Paradesporto é referência no país e isso atrai competições. A importância que damos ao esporte e aos paratletas nos credencia a cada vez mais proporcionar a melhor acolhida para todos em nossa cidade”, diz.

A diretora de Desenvolvimento do Paradesporto, Bea Zipf, Bom, destaca que é uma honra para Blumenau sediar o primeiro campeonato exclusivamente organizado para mulheres no mundo de bocha paralímpica, além do Brasileiro de Futebol PC. “Será especial receber tantos paratletas e convidados em nossa cidade e proporcionar a melhor experiência com estes eventos. Além disso, teremos nossos paratletas competindo e representando Blumenau, o que muito nos orgulha”, completa.

A organização dos campeonatos garantirá aos envolvidos a infraestrutura e segurança necessária, dentro de rígidos protocolos contra a Covid-19, incluindo as acomodações. A programação com os horários das disputas pode ser consulta no site da ANDE, pelo link https://ande.org.br/.
    
Bocha Paralímpica
O Brasileiro Feminino de Bocha Paralímpica será o primeiro campeonato exclusivamente organizado para mulheres no mundo na modalidade.  A competição vai contar com a participação de 33 clubes de diversas regiões do país. 

São 184 inscritos na competição entre paratletas, assistentes e técnicos. Blumenau estará representada com duas atletas do Programa de Paradesporto, Andreia Porfirio (Classe BC4) e Gabriela Bonatti (Sem Classe). 

Futebol para PC
Com a participação de oito equipes, sendo sete nacionais e uma internacional. O Campeonato Brasileiro de Futebol PC Segunda Divisão terá a participação de 112 pessoas, entre atletas e técnicos. Os atletas de Futebol do Paradesporto de Blumenau estarão disputando a competição pela equipe de Santa Catarina.

Além do time de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e a Federação do Chile completam os integrantes do torneio. Os chilenos pelo segundo ano fizeram contato com a ANDE para participar da competição, como forma de preparação para os Jogos Parapan-Americanos de 2023.

A modalidade consiste em equipes com sete jogadores pertencentes às classes menos afetadas pela paralisia cerebral. Apesar de não estar entre as 22 modalidades que estiveram no programa paralímpico de Tóquio, o Futebol PC é uma modalidade que vem crescendo em todo o mundo e no Brasil.

postada em 08/11/2021 18:02 – 24 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook