- PUBLICIDADE GOOGLE-

Após ampliação, ETE Espinheiros trata 41 litros de esgoto por segundo


A Companhia Águas de Joinville iniciou a pré-operação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Espinheiros. A unidade passou por obras de adequação e ampliação de sua capacidade de tratamento, de 14 para 41 litros por segundo. O investimento foi de R$ 13,7 milhões.

Continua após o anúncio

Na ETE, foi instalada uma casa de sopradores de ar, unidade que fornece a quantidade ideal de oxigênio durante o tratamento e é a principal estrutura destinada a garantir que os odores sejam ainda mais reduzidos na estação.

“Foram implementadas soluções, em todas as unidades da ETE, com o objetivo principal de prevenir e minimizar a geração de gases”, afirma Janine Smania Alano, gerente de esgoto da Águas de Joinville.

Continua após o anuncio

Além da casa de sopradores, foram construídos três novos tanques de aeração (onde ocorre o tratamento biológico), uma nova unidade de pré-tratamento (para retirada de sólidos maiores, como plásticos, gorduras e areia), uma torre de oxidação (onde os gases serão tratados antes de serem lançados na atmosfera) e uma unidade de tratamento do lodo antes de ser descartado.

A ETE também possui sistema de monitoramento remoto, que permite acompanhar e realizar comandos a distância, como, por exemplo, o acionamento físico das bombas e motores.

Continua após o anúncio

A estação realiza o tratamento do esgoto coletado no bairro Espinheiros, e sua obra de ampliação beneficia 17,2 mil moradores do bairro. Além disso, traz benefícios ambientais para a Lagoa do Saguaçu visto que toneladas de esgoto deixam de ser despejada irregularmente no local.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais