- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau terá mais sete escolas bilíngues a partir de 2022


O prefeito Mário Hildebrandt anunciou no fim da manhã desta quinta-feira, dia 4, uma grande novidade para a Educação em 2022. A Rede Municipal de Ensino de Blumenau contará no próximo ano com mais sete escolas bilíngües, sendo cinco em Inglês e duas em Alemão. 
  
As EBMs Gustavo Richard e Duque de Caxias serão as novas Instituições de Ensino Bilíngue em Língua Alemã. Na Língua Inglesa serão as EBMs Prova. Alice Thiele, Prof. João Joaquim Fronza, Prof. Rodolfo Hollenweger, Nemésia Margarida e Olga Rutzen. Com isso, serão aproximadamente mais 325 estudantes novos contemplados com uma segunda língua.
  
“A ideia da educação pública bilíngue em Blumenau começou depois de pedidos virem até mim diretamente de empresários de nossa cidade. O pedido só me fez enxergar ainda mais o quanto oportunidades e um futuro melhor nossas crianças e adolescentes terão com isso. A pandemia acabou adiando nosso planejamento de termos todas as escolas bilíngues até 2024, mas seguimos trabalhando para aumentar o número de unidades anualmente. Com responsabilidade, gestão e cientes de que apenas a educação é capaz de mudar os rumos de uma sociedade”, destaca o Prefeito Mário Hildebrandt.
    
Atualmente a Rede possui 11 Instituições de Ensino Bilíngues, sendo oito na Língua Inglesa, duas na Língua Alemã e uma em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que atendem 1.197 estudantes. Eles possuem desde o primeiro ano do Ensino Fundamental o contato diário com a segunda língua, uma vez que os conceitos e conteúdos dos componentes curriculares são ensinados, concomitantemente, na Língua Portuguesa e na língua ofertada, provendo, desta forma, a aquisição da segunda língua de forma natural. 
  
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) destaca que o plano é até 2024 transformar 60% das Instituições de Ensino de Blumenau em Escolas Bilíngues. A secretária Patrícia Lueders fala sobre a alegria de anunciar mais este grande avanço na Educação. “Estamos cumprindo uma meta de governo de ampliar o ensino bilíngue com estas sete novas escolas e trabalhar com essa formação integral dos nossos estudantes da educação básica”, completa.
  
Educação Bilíngue
  
A Educação Bilíngue foi implantada na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau no ano de 2019.  Ela tem por objetivos criar, desenvolver e ampliar, por intermédio de experiências culturais e interações sociais mediadas pelas linguagens em diferentes contextos de aprendizado, comunidades de fala bilíngues, por meio do uso de sinais, comunicação visual, escuta, leitura e escrita em Língua Portuguesa e em uma segunda língua, oferecida pelas Instituições de Ensino. 
  
No ano de implantação, a Educação Bilíngue iniciou com duas escolas pilotos, uma com a oferta da Língua Alemã, dada a sua importância na região como Língua de Herança e Patrimônio Histórico da cidade, e outra com a Língua Inglesa, com o status de Língua Franca e língua de globalização. No ano seguinte, em 2020, ampliou-se a oferta para mais nove Instituições de Ensino, incluindo, neste momento, a LIBRAS como segunda língua para estudantes ouvintes, que são incluídos na cultura surda.

Continua após o anúncio

postada em 04/11/2021 17:22 – 1 visualizações

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais