Sine integra o programa Gente Catarina, para fortalecer o emprego nas cidades com menor IDH


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News 

Fortalecer o emprego e a economia nos 61 municípios catarinenses que apresentam os menores indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o objetivo da Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), que passa a fazer parte das ações do Programa do Governo de Santa Catarina, o Gente Catarina. 

“Cuidar do emprego é também cuidar da saúde das pessoas. O Programa Gente Catarina é uma ação de Estado, de longo prazo, e tem um olhar diferenciado para as regiões que mais precisam de atenção. Capacitar as pessoas é dar novas oportunidades. O emprego traz dignidade e fortalece a economia. Todos ganham e a cidade se desenvolve”, avaliou o secretário da SDE, Luciano Buligon.

A ideia principal é ampliar as ofertas de emprego nas cidades por meio do Sine, que integra a Diretoria de Emprego e Renda da SDE e faz a intermediação entre as empresas que procuram candidatos e os trabalhadores que procuram uma oferta de trabalho. Abrir novas unidades em municípios com menor IDH é uma das premissas do Programa Gente Catarina e, para isto, a Diretoria de Emprego e Renda da SDE atuará em conjunto com as prefeituras, em forma de cooperação. Além disso, feirões do emprego, colhimento de informações do mercado de trabalho para vocacionar a economia local, estudos e necessidades de cursos de qualificação profissional, fomento da economia solidária e do artesanato também são algumas das ações da Diretoria de Emprego e Renda nesse primeiro momento.

“Precisamos preparar o cidadão para o mercado de trabalho, para que ele consiga ingressar no mercado de trabalho, gerando, consequentemente, renda ao trabalhador e ao estado e incentivando o desenvolvimento econômico”, destacou o diretor de Emprego e Renda da SDE, Diego Goulart.

O assessor especial do gabinete da chefia do Executivo e coordenador do programa Gente Catarina, Frederick Rambusch, destacou a importância dessa nova parceria, enaltecendo que ”a busca por melhorias no Índice de Desenvolvimento Humano, além de viabilizar redução nas taxas de mortalidade infantil e de evasão escolar, e aumentar a longevidade dos cidadãos, também tem como objetivo melhorar o cenário de emprego e renda, motivo pelo qual o atual posicionamento do Sine é convergente e efetivamente voltado às carências da comunidade diante dos mais variados ambientes econômicos do estado”.

O que é o programa Gente Catarina

O Governo do Estado lançou, em setembro, o programa Gente Catarina, que consiste na atuação integrada de diversos órgãos estaduais, para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte prematura. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br
Texto: Pablo Mingoti

Fonte: Governo SC

Comente com o Facebook