Chapecó seleciona práticas exitosas de uso da tecnologia na Educação


A Secretaria de Educação, através do Setor de Ensino Fundamental, desenvolveu o Projeto “Tecnologia na educação: Práticas exitosas e criativas evidenciando protagonismos em tempos de pandemia”. Desde o dia 30 de outubro, até o dia 6 de novembro está acontecendo a Etapa de apreciação e seleção de práticas exitosas nos Polos. As Escolas Básicas Municipais estão divididas em seis polos, sendo que em cada polo há dois ou três articuladores referências. Nesta etapa, cada escola do polo apresenta uma prática, destas, duas representarão o polo no Evento Municipal do dia 12/11/2021.

Os eventos descentralizados nos polos são mais uma etapa do projeto, cujo objetivo circunda sobre o reconhecer e apreciar práticas exitosas e criativas durante o processo de ensino e aprendizagem, que evidenciem o protagonismo de alunos/crianças e professores, através do uso das tecnologias, em diferentes situações e contextos na Rede Municipal de Ensino de Chapecó – SC, legando notoriedade e compromisso com a Educação de Excelência ofertada.

O projeto desenvolve-se desse agosto de 2021, numa perspectiva de fomentar a Aprendizagem criativa e partilhada, na qual o uso de tecnologias permeia e possibilita ampliar os aparatos instrumentais, cognitivos e socioemocionais, que transcendem as paredes das Escolas, haja vista que tais tecnologias rompem limites de acesso, comunicação, distâncias e linguagens.

Para a Diretora Pedagógica Marcia Wurzius “Construir uma Educação que supera o instrucionismo tradicional e emerge no construcionismo, em especial na Era tecnológica é urgente e necessário. Para tanto, o protagonismo de alunos e professores, bem como demais profissionais de Educação devem ser fomentado e partilhado, assim práticas inspiradoras e colaborativas, como demonstrados nos Eventos descentralizados nos Polos contribuem para ação educativa Disruptiva. O resultado do projeto tecnologia na educação: práticas exitosas, criatividade e protagonismo em evidência. Idealizado pela Secretaria de Educação e desenvolvido nas Escolas, torna-se forte evidência que foi possível um projeto com os Pares, Paixão e Pensar brincando, ou seja, os quatro Ps da Aprendizagem criativa, mediado pelas ferramentas tecnológicas, contudo o foco continua sendo o desenvolvimento humano para além do instrumental cognitivo e sim para um aprendizado significativo e reflexivo”.

“A realização das práticas exitosas intitulada A evolução das tecnologias na educação, foi muito gratificante. Através das atividades proporcionadas, percebemos a participação e a curiosidade dos alunos em conhecer e realizar cada uma. Proporcionar a socialização das escolas adotando metodologia mais complexas, como o intercâmbio via meet e deixando os alunos como protagonistas dessa ação, tornou a atividade mais importante e significativa. Parafraseando com José Moran, acredito que essas atividades romperam algumas barreiras de acesso às tecnologias que algumas crianças tinham e que hoje a chances deles serem alunos conectados ficou bem mais acessíveis”, diz a professora Claudiane Oliveira da Silva da EBM Lajeado Lis

Comente com o Facebook