Centro de Planejamento Urbano de Criciúma é inaugurado no Paço Municipal Marcos Rovaris


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Centro de Planejamento Urbano de Criciúma foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (3), no Paço Municipal Marcos Rovaris. O espaço unificou as antigas divisões de Planejamento Físico e Territorial, de Parcelamento de Solo, de Fiscalização Urbana e de Planejamento Urbano.

“Temos que trabalhar junto da população, junto do cidadão que quer investir em Criciúma. Nosso objetivo é acelerar, dentro do possível, os procedimentos para que isso aconteça. A renovação começa aqui mesmo, dentro do Paço Municipal. É atuando em equipe que vamos modernizar cada vez mais a nossa cidade”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.

O local foi repaginado com uma reforma estrutural, divisórias internas foram removidas para permitir um trabalho conjunto e os profissionais passaram por cursos especiais de treinamento. Além disso, foram adquiridos novos equipamentos e mobília para atender e agilizar as demandas. “Foi um investimento de mais de R$500 mil, convertido na melhoria de todos os serviços dos antigos quatro setores”, apontou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

A unificação dos departamentos foi um pedido do setor da construção civil, durante reunião do Plano de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (Pedem). “Antes havia mais de uma fila de atendimento, e por vezes quem precisava de orientação aguardava sua vez para perceber que estava na fila errada”, explicou o gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva. “Estamos sempre ouvindo o setor da construção, esse feedback é importante para aprimorar os serviços”, ressaltou.

De acordo com o gerente, os processos antigos estão sendo digitalizados, sendo acessíveis por meio da plataforma Aprova Digital. “Queremos tornar o Centro de Planejamento Urbano mais eficaz, como a Casa do Empreendedor, deixando tudo mais rápido e menos burocrático”, complementou Silva.

Após a inauguração, o prefeito se reuniu com empresários e engenheiros da construção civil, que prestigiaram a cerimônia, para conversar e sanar dúvidas referentes ao setor.

Procedimentos disponíveis no Aprova Digital

Diversos processos já podem ser realizados online, por meio da plataforma Aprova Digital, confira alguns deles:

 – Análise e aprovação de Projeto Arquitetônico;

 – Análise e aprovação de Projeto Hidrossanitário;

 – Vistoria Hidrossanitária;

 – Habite-se;

 – Licença de Demolição;

 – Alteração de Divisas;

 – Análise e aprovação de Desmembramento, Desdobro, Unificação, Retificação e Desapropriação;

 – Análise e pré-aprovação de processo de viabilidade para loteamento/Condomínio Horizontal;

 – Terraplanagem.

Comente com o Facebook