Prefeitura de Blumenau prorroga Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 30 de novembro


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) prorrogou até o dia 30 de novembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. A decisão foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira, dia 29, quando encerraria a ação iniciada no dia 1º de outubro. Com a ampliação do prazo, pais e responsáveis terão até o fim de novembro para colocar em dia o esquema vacinal e aumentar as coberturas vacinais em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. 

Com exceção do feriado de Finados nesta terça-feira, dia 2, a aplicação segue sendo feita nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina ativa e também nos Ambulatórios Gerais (AGs), por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. A única exceção é o Ambulatório Geral do Fortaleza que por uma questão sanitária aplica apenas a vacina contra a Covid-19. A lista das salas de vacina está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a prorrogação é necessária pela existência de bolsões de não vacinados devido as baixas coberturas vacinais no país. A estimativa do MS é vacinar crianças e adolescentes que estejam com vacinas atrasadas e melhorar as coberturas vacinais, diminuindo a incidência de doenças que podem ser combatidas e prevenidas com a vacinação. É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde.

Vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde
Entre as vacinas ofertadas pelo MS durante a campanha está a Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 01/11/2021 16:26 – 0 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook