- PUBLICIDADE GOOGLE-

Bicentenário de Anita Garibaldi: vencedores são premiados em cerimônia no CIC


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Márcio H. Martins / FCC

Continua após o anúncio

Em cerimônia no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, foram premiados nesta quarta-feira, 27, os vencedores do Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi, realizado ao longo de 2021. Além de uma viagem de estudos que passa por Florianópolis, Tubarão e Laguna, os vencedores também receberam um kit de livros e um leitor de livros digitais, além de terem seus textos publicados futuramente em um e-book. Após a solenidade, o grupo foi recepcionado pelo governador Carlos Moisés da Silva e pela primeira-dama, Késia Martins da Silva, na Casa d’Agronômica, residência oficial.

Integrando o calendário das comemorações do bicentenário de nascimento da heroína de dois mundos, o concurso foi promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) – espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) – em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IGHSC) e da Academia Catarinense de Letras (ACL).  Além da valorização da memória e do legado de Anita Garibaldi, o objetivo foi incentivar a leitura e a escrita por meio de um desafio que contemplou os estudantes que escreveram os textos com as notas mais altas e seus professores orientadores. 

Continua após o anuncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Carolina Rios/FCC

Durante a cerimônia, o presidente da FCC, Edinho Lemos, comentou a extensa programação realizada ao longo do ano nos municípios catarinenses. “Em diversos eventos e celebrações, foi possível perceber o quanto a memória e o legado de Anita Garibaldi devem ser levados adiante.” Na mesma linha, o secretário estadual de Educação, Luiz Fernado Vampiro, falou sobre a importância de preservar a história de Santa Catarina e a de seus personagens, apresentando a trajetória às novas gerações, por meio da educação e da cultura. “A memória e o resgate de Anita Garibaldi certamente fazem parte do novo momento da Educação de Santa Catarina.”

Continua após o anúncio

Confira a lista de premiados:

Categoria A (1º ano do Ensino Médio):

– 1º Lugar:
Bruno Kauan Cividini
EEB Maria Madalena de Moura Ferro – Jupiá
Professor orientador: Robson Santana

– 2º Lugar:
Thalia Frozza Albuquerque
EEB São Miguel – São Miguel do Oeste
Professor orientador: Janete Palú

– 3º Lugar:
Letícia Dagostim Fernandes.
EEB João Dagostim – Criciúma
Professor orientador: Patrícia Torres Teixeira Sazan

Categoria B (2º ano do Ensino Médio):

– 1º Lugar:
Nicole Ribas Ribeiro
EEB Galeazzo Paganelli – Vargem Bonita
Professor orientador: Marluza Aparecida Dias da Silva Muller

– 2º Lugar:
Lara Camilo Vieira
EEB Saul Ulyssea – Laguna
Professor orientador: Joabe Correa Teodoro

– 3º Lugar:
Giovana Barbosa da Silva
EEB Manoel Pereira de Medeiros – Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Categoria C (3º ano do Ensino Médio):

– 1º Lugar:
Patrícia de Souza Florzino
EEB Domingos Barbosa Cabral – Pescaria Brava
Professor orientador: Fernanda Defrein Almeida

– 2º Lugar:
Isabela Machado Mayer
EEB Henrique Fontes – Tubarão
Professor orientador: Scheila Maurício

– 3º Lugar:
Letícia Ramos da Costa
EEB Manoel Pereira de Medeiros – Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Ainda durante a cerimônia, o público conferiu a declamação de uma poesia feita pela estudante Lara Camilo Vieira, uma das premiadas, e a Saia Temática Uma Rosa para Anita, do Coletivo Anitas de Garopaba.

Em Florianópolis, o grupo passou pelo Centro Integrado de Cultura (CIC), pela Biblioteca Pública e pelo Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa, onde está em cartaz a Mostra 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, entre outros espaços culturais. Depois, os vencedores seguem para Laguna e Tubarão onde farão uma imersão na história de Anita Garibaldi.

Ano de Anita

Essa programação integra o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: [email protected] 

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais