- PUBLICIDADE GOOGLE-

BC lança Programa do Governo Federal “Conta Pra Mim” que terá ônibus itinerante


A primeira infância é o período mais importante para o desenvolvimento linguístico de uma criança. É a etapa ideal para promover a aquisição de habilidades, conhecimentos e atitudes que facilitarão a aprendizagem da leitura e da escrita. E nessa fase da criança, a participação da família é fundamental. Pensando nisso, a Prefeitura de Balneário Camboriú aderiu ao Programa “Conta Pra Mim”, do Governo Federal, que tem como objetivo a ampla promoção da Literacia Familiar, que estimula as crianças a desenvolverem, por meio de material didático simples e divertidos, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever.

Continua após o anúncio

O Programa foi lançado no Município nesta quarta-feira (27), na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, junto com o primeiro ônibus especial “Conta Pra Mim” do Brasil, com a presença do secretário Nacional de Alfabetização do MEC, Carlos Francisco Nadalim, do prefeito Fabrício Oliveira, da secretária Municipal de Educação, professora Marilene Rosana Severino Cardoso, vereadores, gestores, professores, pais e alunos.

Para o prefeito Fabrício Oliveira, é um momento muito importante para o desenvolvimento das crianças da Rede Municipal de Ensino. “É através da leitura que acontece o desenvolvimento das crianças e as suas habilidades de comunicação. A interpretação de mundo muitas vezes é apresentada através da história, através da leitura. Hoje mesmo a minha filha estava brincando com um livrinho, porque ela foi incentivada a vivenciar a leitura todos os dias. Antes de dormir a gente conta uma história pra ela e cada vez mais, percebemos o seu raciocínio e o seu cognitivo ser desenvolvido, e o entendimento do cotidiano. E a participação do secretário no lançamento é emblemática, pois simboliza para nós a importância do que estamos fazendo pelas crianças. Uma cidade pequena em espaço territorial, mas imensa em conceito, e não é só em turismo, é na essência, na história, na cultura, na literatura, na inspiração de um novo Brasil que se constrói a cada dia. Primeiro de tudo, sabendo a importância que possui a educação”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

Continua após o anuncio

O Programa Nacional Literacia Familiar é on-line, mas a Secretaria de Educação já criou os espaços “Conta Pra Mim” em todas as unidades escolares, onde os alunos poderão fazer trocas de livros e interagirem através das histórias e cantigas. Passado a pandemia, as famílias poderão desfrutar desses locais e momentos de crescimento cultural e total integração, com suas crianças. Ainda integrando o Programa, foi apresentado o ônibus especial “Conta Pra Mim”, o primeiro do Brasil que vai percorrer os bairros da cidade durante a semana, propiciando esse encontro familiar, já que pais e filhos podem ingressar no ônibus, ler e contar histórias, num ambiente seguro e preparado para isso.

O secretário Nacional de Alfabetização do MEC, Carlos Francisco Nadalim, parabenizou a iniciativa de Balneário Camboriú em trazer esse importante programa para contribuir com a educação dos alunos e principalmente, de ter um ônibus para circular pelos bairros da cidade. “Eu participei de ações inspiradas pelo programa “Conta Pra Mim”, que agora vão acontecer nessa cidade. Muita satisfação em inaugurar um ônibus “Conta Pra Mim”, que vai fazer visitas em todas as regiões de Balneário Camboriú, feiras culturais e eventos. A proposta desse ônibus é levar a boa literatura às nossas crianças e também dar orientações para as famílias sobre a importância das práticas de literacia familiar, que é o objetivo do programa”, mencionou o secretário.

Continua após o anúncio

Sobre o Programa

O Programa oferece todo o suporte, com materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias, vídeos de cantigas de rodas. Todo material voltado para a integração familiar.
Literacia familiar é exatamente a integração; a conversa; a contação de histórias; a canção, entre a família. A primeira parte do Programa é um conjunto de vídeos explicativos, dirigidos às famílias e profissionais da Educação no site do MEC, apresentando os conceitos e práticas da Literacia Familiar. O Programa pode ser acompanhado através do link http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

___________________

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Ivan Rupp e André Felipe da Cunha
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais