Espetáculo Ubu Rei, Uma Metáfora Mamulenga estreia na sexta-feira


O espetáculo “Ubu Rei, Uma Metáfora Mamulenga” estreia nesta sexta-feira (29), às 20h, com exibição on-line. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o espetáculo é uma adaptação da peça Ubu Rei, do dramaturgo francês Alfred Jarry, escrita em 1888.

No clássico francês, Ubu é um personagem cruel e covarde, que assassina o rei, assume o trono e passa a exercer um reinado de forma brutal e sanguinária.

A peça ganhou inúmeras adaptações pelo mundo. No entanto, o espetáculo que estreia nesta sexta-feira, com versão de Sebastian Marques, é feito para teatro de bonecos. O mamulengo é uma arte que existe há cerca de 300 anos no país. Popular no Nordeste brasileiro, é pouco conhecido nas regiões Sul e Sudeste. Em 2015, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o reconheceu como Patrimônio Cultural do Brasil. Nesse tipo de teatro, as encenações são conduzidas por bonecos que se movimentam e falam.

Artista engajado na defesa das tradições regionais do Brasil, Sebastian abrasileirou os 11 personagens da trama. Produzidos com madeira mulungu especialmente para o espetáculo, os bonecos foram esculpidos pelas mãos dos artistas Mestre Bila de Glória de Goita e Mestre Miro de Carpina, ambos de Pernambuco, e Sebastian. A madeira mulungu é macia e consistente, utilizada na produção dos mamulengos.

Com ácido humor político, “Ubu Rei, Uma Metáfora Mamulenga” é voltado para o público a partir de 16 anos de idade. O cenário, criado pelo artista plástico João Bosco, tem um palco móvel de três metros de altura, por 2,6 metros de comprimento, possibilitando ampliar o raio de ação dos personagens, que possuem cerca de 50 centímetros.

A estreia será virtual, transmitida ao vivo pela página do Facebook e YouTube do grupo de teatro de bonecos Inventor de Sonhos. Mais informações em https://www.facebook.com/inventordesonhossebastianmarques/.

Agende-se

O que: estreia do espetáculo “Ubu Rei, uma metáfora mamulenga”
Quando: sexta-feira (29), às 20h
Onde: no Facebook https://www.facebook.com/inventordesonhossebastianmarques/ 

Ficha técnica:
Texto: Alfred Jarry
Adaptação: Rafaela Peralta e Sebastian Marques
Direção e atuação: Sebastian Marques
Assistente de direção: Chico Simões
Artesãos para confecção dos bonecos: Mestre Bila, Mestre Miro e Sebastian Marques
Figurinos: Rafaela Peralta, Sebastian Marques, Dora Mesquista, e participação de Josiane Silva, Diogo Suffredini, Gabriel Sinhoka para as personagens: Mãe Ubu, Espectro e Camponesa
Cenário e pintura dos bonecos: João Bosco
Trilha sonora: Sebastian Marques e Carla Vizeu
Produção: Rafaela Peralta

__________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook