- PUBLICIDADE GOOGLE-

Florianópolis terá novos serviços da seletiva flex na Semana Lixo Zero


A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está pronta para correr em direção às metas Lixo Zero. Até 2030, a cidade deverá recuperar 60% dos recicláveis secos e 90% dos orgânicos compostáveis. Nesta Semana Floripa Lixo Zero, de 25 a 29 de outubro, a programação oficial da Prefeitura de Florianópolis foca na ampliação da coleta seletiva de porta em porta no Córrego Grande e no Norte da Ilha de Santa Catarina. Também no descarte consciente de produtos eletroeletrônicos.

Continua após o anúncio

A seletiva flex é orientada a chegar mais vezes e mais perto do usuário, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga. Já atende o Itacorubi e está em expansão pela cidade.

Só vidros

Na terça-feira (26), às 7h, em Jurerê e Daniela, começa a operar a seletiva flex só de vidro. Os moradores que já tinham uma coleta seletiva por semana, agora terão duas, sendo uma somente para destinar embalagens de vidro. A implantação será gradativa e chegará a atender em torno de 40 mil pessoas no Norte da Ilha. A meta da cidade, informa o superintendente de Gestão de Resíduos da Smma, Ulisses Bianchini, é aumentar a reciclagem de vidro em 40% este ano.

Continua após o anuncio

Com a nova seletiva flex só de vidro e a rede de mais de 90 pontos de entrega voluntária (PEVs), a estimativa é que no próximo verão sejam recolhidas até 300 toneladas de vidro por mês.

Flex no Córrego Grande

A seletiva flex só de vidro e de orgânicos compostáveis, com caminhões satélite e contentores modelo europeu que devem ser adquiridos pelo usuário, como é feita no Itacorubi, será ampliada para condomínios do Córrego Grande durante a Semana Floripa Lixo Zero.

Continua após o anúncio

“Com essa ampliação, passaremos a atender cerca de 27 mil pessoas”, aponta Bianchini. Já são em torno de 20 mil e as ampliações serão constantes até atender toda a Bacia do Itacorubi. Segundo o superintendente, hoje a flex da Smma com caminhão satélite já coleta 15 toneladas de vidro e 10 toneladas de restos de alimentos e logo dobrará essa quantidade.

Orgânicos

Se somar as operações da parceira Associação Orgânica, no pátio de compostagem do Centro de Valorização de Resíduos (CVR), Floripa já composta 53 toneladas de alimentos e resíduos verdes (restos de poda) por semana. Isso representa, de acordo com o engenheiro agrônomo Remi Dal Pai Neto, coordenador da Associação Orgânica, 10 vezes a quantidade que era processada em 2017, por exemplo.

Durante a semana será lançada a coleta de orgânicos por ponto de entrega no Morro do Quilombo e no Ribeirão da Ilha. Nesse sistema, o usuário precisa levar os restos de alimentos em baldinhos até as bombonas instaladas em pontos estratégicos. Esse modelo já atende 292 famílias no Monte Verde.

Descarte consciente de eletroeletrônicos

Desde julho, a Prefeitura de Florianópolis mantém convênio de cooperação com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) para destinar eletroeletrônicos e eletrodomésticos ao sistema de logística reversa. Na quarta-feira, essa parceria será marcada em evento com a presença do secretário da Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, e do presidente da Abree, Sergio Mauricio.

Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são recebidos nos Ecopontos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) e recolhidos em todos os domicílios de Florianópolis por meio de agendamento. Florianópolis encaminha em torno de cinco toneladas por mês desses produtos para reciclagem.

Agenda Semana Floripa Lixo Zero 2021

25 a 29 de outubro de 2021

Seletiva flex orgânicos
25, segunda-feira
10h

Lançamento da coleta seletiva flex de orgânicos com bombonas e baldinhos, em pontos de entrega voluntária (PEVs), pelo projeto FSA Caixa/FNMA, no Ecoquilombo.

Seletiva flex vidros
26, terça-feira
7h

Lançamento da seletiva flex com coleta exclusiva de vidro de porta em porta com caminhão compactador no Norte, Sul e parte do Leste da Ilha de Santa Catarina. Implantação gradativa com início em Jurerê e Daniela.

Eletroeletrônicos e Museu do Lixo
27, quarta-feira
 
8h

Implantação da coleta seletiva flex de vidro com caminhão satélite e contentor modelo europeu no Córrego Grande e Parque São Jorge. Segunda etapa da seletiva flex que começou pelo Itacorubi

11h

Entrega de projeto de lei de valorização das cooperativas de catadores à presidência da Câmara Municipal de Florianópolis.

14h30min

Reabertura do Museu do Lixo com mostra de eletroeletrônicos que permanecerá exposta até 30 de outubro

Museu do Lixo, no Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Prefeitura de Florianópolis. Rodovia Admar Gonzaga, 72 km zero

15h

Evento Descarte Consciente de Eletroeletrônicos com participação de autoridades da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), governo do Estado e Ministério do Meio Ambiente.

Ecoponto do Itacorubi, no Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Prefeitura de Florianópolis. Rodovia Admar Gonzaga, 72 km zero

16h20min às 17h20min

Oficina de vermicompostagem para mulheres da Acif.

Seletiva flex orgânicos
28, quinta-feira
 
8h

Implantação da coleta seletiva flex de orgânicos com caminhão satélite e contentor modelo europeu no Córrego Grande e Parque São Jorge. Segunda etapa da seletiva flex que começou pelo Itacorubi

19h

Apresentação virtual Jornada Floripa Lixo Zero 2030, pelo YouTube da Smma, sobre metodologia e resultados da seletiva flex em condomínios do Itacorubi, com adesão de quase 80% dos moradores, e nas vias gastronômicas na área central, continente, bacia do Itacorubi, Lagoa, Santo Antônio e Sul da Ilha.

Seletiva flex orgânicos e hortas agroecológicas
29, sexta-feira
 
8h

Lançamento da coleta seletiva flex de orgânicos com bombonas e baldinhos em pontos de entrega voluntária (PEVs), pelo projeto FSA Caixa/FNMA, no Ribeirão da Ilha.

10h

Live no Youtube da Prefeitura de Florianópolis com secretários do Meio Ambiente, Fábio Braga, e da Educação, Maurício Fernandes Pereira, sobre projeto para implantação de coleta seletiva Lixo Zero e de hortas agroecológicas nas 122 unidades educacionais de Florianópolis.

Eventos parceiros Floripa Lixo Zero

26, terça-feira
8h

Capacitação em reunião pedagógica em parceria com a Smma, no Núcleo de Educação Infantil Municipal Raul Francisco Lisboa, Santo Antônio de Lisboa.

27, quarta-feira

Instalação de coletores seletivos para papel, esponjas usadas, plástico metalizado, material de escrita, tampinhas de plástico, pilhas e baterias na Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo, Rio Vermelho.

29, sexta-feira
10h

Exposição de vídeo informativo sobre o consumo de plástico no mundo, na Escola Básica Municipal João Francisco Garcez, Canto da Lagoa.

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais