- PUBLICIDADE GOOGLE-

PMF recebe representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento e apresenta o Floripa Se Liga Na Rede


A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), recebeu, nesta semana, engenheiros da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e apresentou aos visitantes as políticas públicas e ações de saneamento básico da capital catarinense – com destaque para o Floripa Se Liga Na Rede, que deverá servir de “modelo e inspiração” para um programa similar em Pernambuco.

Continua após o anúncio

Os representantes da Compesa, consultor Antônio Miranda e engenheiro Klenio Costa, tiveram agenda cheia em Florianópolis: acompanharam inspeções do Se Liga Na Rede e fiscalizações da Blitz Sanear e participaram de reuniões com a Superintendência Municipal de Saneamento, a Casan, o Grupo Sanear Floripa e a ECHOA Engenharia, empresa responsável pela execução do Se Liga.

O objetivo da visita foi conhecer in loco os trabalhos da PMF e da Casan, trocar experiências com gestores, técnicos e engenheiros de Florianópolis e avaliar como o Se Liga Na Rede pode ser replicado e adaptado para a realidade socioeconômica e as especificidades de Pernambuco.

Continua após o anuncio

“A Compesa vislumbra implantar um programa de incentivo às ligações intradomiciliares, e conhecer a dinâmica do Floripa Se Liga na Rede foi uma excelente oportunidade para somarmos conhecimentos que nos ajudarão na estruturação do nosso projeto”, afirma Klenio Costa, analista de saneamento da companhia pernambucana.

“Chamou-me a atenção a organização e seriedade dos profissionais envolvidos e a maestria da integração com os entes da Prefeitura, Casan, Vigilância Sanitária e Floram. Voltamos pra Recife animados e ao mesmo tempo com os pés no chão”, completa o engenheiro, que trabalha no Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, na Diretoria de Negócios e Eficiência (DNE) da Compesa.

Continua após o anúncio

O saldo geral da visita também foi “extremamente positivo” para o consultor Antônio Miranda, especialista em gestão de serviços de água e esgoto, que descreveu o Se Liga Na Rede como um “programa muito bem estruturado e já consolidado, com um time institucional grande envolvido”. 

“Essa é uma das razões do seu sucesso, tanto do ponto de vista do cidadão quanto da questão sanitária e ambiental”, diz Miranda. “Levamos um aprendizado extraordinário que certamente servirá de modelo e inspiração para que, com as adaptações necessárias, a gente possa implementar um programa parecido em Pernambuco”.

Em nome da SMMA/PMF, o engenheiro ambiental João Henrique Quissak Pereira avalia que a troca de experiências é fundamental no setor do saneamento básico. “Foi um privilégio conhecer profissionais tão capacitados, apresentar nosso trabalho e, principalmente, ouvir, discutir, aprender e confrontar realidades para fazermos melhor”.

Floripa Se Liga Na Rede – O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da PMF, realizado em parceria com a Casan e executado pela ECHOA Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto.

Uma das frentes da política de saneamento básico de Florianópolis, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede.

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais