Formação pedagógica realiza reflexão sobre estratégias e metodologias


A Secretaria Municipal de Educação de Chapecó adotou, no segundo semestre deste ano, turmas de apoio no turno e no contra turno nas instituições. O projeto representa o compromisso de encaminhar, de fato, uma reflexão à ação pedagógica e a efetivação de estratégias e metodologias visando atender, em especial, aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal que necessitam de apoio pedagógico para desenvolverem habilidades essenciais ou àqueles que ainda não as consolidaram na etapa em que se encontram.

Para tanto, tem-se realizado formações pedagógicas específicas para os professores que atuam nestas turmas, fundamentadas em uma matriz de referência e a partir dela, toda a questão teórica e técnica instrumental para o trabalho docente com as turmas. Uma das etapas da formação ocorreu nesta sexta-feira, 22, no Auditório da Secretaria de Educação.

“A equipe que nos dá formação é maravilhosa e está sempre disposta e atenta a nos auxiliar. Nos orienta para desenvolver as atividades de forma clara e lúdica, de maneira que nossos alunos compreendam o processo para chegar ao resultado”, relatou a professora Cleunice Berlize, que atua nas turmas de apoio na EBM Jardim do Lago.

A professora Neusa Carvalho, da EBM Dilso Cecchin, explicou que com esse apoio nas escolas, as crianças conseguem ter um acompanhamento ainda mais individual e se consegue trabalhar as principais dificuldades dos alunos. Ela trabalha com o apoio de alunos de 2º e 5º anos.

Astrit Tozzo, Secretária de Educação, menciona que esta é uma iniciativa da Rede Municipal que visa sanar os danos na aprendizagem causados pelo período em que os estudantes estiveram no ensino remoto, sem o contato com os professores. “Neste momento, é primordial pensarmos em projetos que reparem as lacunas causadas pela pandemia tanto na questão pedagógica, quanto socioemocional”, finalizou.

Os articuladores do Ensino Fundamental organizaram grupos de whatsapp, pastas no drive e outras estratégias para a comunicação e socialização das atividades desenvolvidas.

Comente com o Facebook