Situação hídrica do Brasil pede uso consciente da água


Que a água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano todos nós sabemos. E mesmo que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Com cerca de 213 milhões de habitantes (estimativa IBGE 2021), sendo 165 milhões com acesso à água potável, o Brasil enfrenta a pior crise hídrica das últimas décadas, o que também interfere diretamente, na geração de energia elétrica e na economia em geral.

Por isso, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), além de possuir programas e ações que atuam na conscientização, preservação e conservação dos recursos hídricos e meio ambiente, defende que o uso consciente da água deve fazer parte do dia a dia das pessoas o ano inteiro, independente da região sofrer com a escassez de chuva e baixos níveis dos rios – como é o caso de Balneário Camboriú e região, que no momento está com o nível do Rio Camboriú, que abastece os dois municípios, acima da média nos últimos meses.

Desta forma, a Autarquia mantém uma comunicação frequente, orientando a população para o cuidado com a água o ano todo e não apenas no período da temporada de verão, quando a campanha é intensificada, pois o consumo aumenta consideravelmente e costuma chover menos. Já que, economizar água hoje é garanti-la no futuro.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim, repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, como ao escovar os dentes, tomar banho e lavar a louça, por exemplo. Outra alternativa é fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas, que pode ser usada para lavar calçadas e carros. São algumas atitudes simples que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Não tem época e nem data específica para cuidar da água. Evitar o desperdício é ter empatia diante da situação hídrica que o país vive, e que todos poderão ser afetados em um futuro próximo.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook