- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Joinville incentiva ações em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação


Neste sábado, 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A data neste ano, traz como tema “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

Continua após o anúncio

Para homenagear a data, a Prefeitura de Joinville realizou, nesta sexta-feira (15), o plantio e a distribuição de mudas de árvores frutíferas, em diferentes unidades do serviço municipal.

A ação é uma iniciativa das equipes de nutricionistas da Secretaria da Saúde, em parceria com a Área de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência Social (SAS) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), que forneceu mais de 600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Continua após o anuncio

Entre as espécies distribuídas, estão frutíferas como jabuticaba, uvaia, pitanga, bacupari, cerejinha, araçá, ingá feijão, guabiroba, grumixama, palmito juçara, além de não frutíferas como quaresmeira, ipê roxo e amarelo.

De acordo com a nutricionista do Serviço Especializado em Reabilitação (SER) de Joinville, Vanessa Speckhahn Vicente, a distribuição de mudas tem como objetivo facilitar à população o acesso a alimentos naturais.

Continua após o anúncio

“O incentivo ao plantio é uma das frentes que nós nutricionistas trabalhamos para garantir a qualidade de vida da população com a melhora do ambiente e do acesso a uma alimentação e nutrição adequada”, afirma Vanessa.

A distribuição e o plantio das mudas ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Adhemar Garcia, Floresta, Parque Guarani, Parque Joinville, Jardim Sofia, Jardim Paraíso I e II, Jardim Paraíso IV, Boehmerwald e Aventureiro III e, ainda, no Serviço Especializado em Reabilitação no Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (NAIPE) Bucarein.

Restaurantes populares e merenda escolar seguem critérios para alimentação saudável

Em Joinville, a alimentação saudável é preconizada em diferentes serviços, entre eles nos Restaurantes Populares e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Seguindo as orientações do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos, os Restaurantes Populares priorizam a compra de alimentos regionais, oriundos da agricultura familiar e, preferencialmente, orgânicos.

Na área de produção, os pratos são elaborados com menor quantidade de sal e utilização exclusiva de temperos naturais. Além disso, há ampla oferta de frutas e verduras e o uso de produtos processados e multiprocessados é mínima.

“Todo cardápio é nutricionalmente balanceado e originado de processos seguros, desde a produção, compra até a preparação e chegada do alimento ao usuário”, completa a nutricionista da Área de Segurança Alimentar e Nutricional da SAS, Fernanda Jurgensen.

Na Rede de Ensino Municipal, a educação nutricional inicia cedo, com a participação das crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs). Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação (SED), Kerolin Tuany da Silva, o município segue o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que traz resoluções alinhadas com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com a faixa etária dos alunos.

Entre os critérios adotados, estão a exclusão do açúcar para crianças com menos de três anos de idade; uso exclusivo de corantes naturais, como açafrão e urucum, em substituição aos artificiais e químicos; ênfase a alimentos ricos em fibras, como o arroz integral; além de uso restrito de produtos processados ou minimamente processados. Paralelamente a essas diretrizes, os alunos participam de atividades educativas que orientam sobre os benefícios de cada tipo de alimento e suas qualidades nutricionais.

“Entendemos que a alimentação e os hábitos saudáveis vão contribuir para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado do aluno, dentro de cada Unidade. Todo o cardápio da nossa merenda escolar é elaborado de acordo com a faixa etária dos alunos, seguindo os valores calóricos e nutricionais adequados a cada grupo”, explica Kerolin.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais