- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sessão celebra os 60 anos da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer


Uma noite especial em reconhecimento ao trabalho voluntário de mais de 4 mil catarinenses foi celebrada nesta sexta-feira (15), no salão do Esporte Clube Independente, em Cunha Porã, com a realização de sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em comemoração dos 60 anos de atuação da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFECC). A solenidade foi realizada por iniciativa do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (PMDB), e reuniu lideranças políticas, representantes de entidades de classe e profissionais da área da saúde.

Continua após o anúncio

Com foco na prevenção e combate aos cânceres de mama e colo de útero e na orientação para realização de autoexame, a entidade está presente em 71 municípios catarinenses, onde são responsáveis por mais de 100 mil atendimentos a cada ano. Em seu pronunciamento, o deputado Mauro de Nadal enalteceu o empenho e a dedicação das integrantes da RFECC em prol da sociedade.

“A rede é formada por voluntárias de todas as idades, pessoas de fibra, sempre batalhadoras e abnegadas em servir a sociedade catarinense por meio da causa comum de coordenar e cumprir ações de combate e prevenção ao câncer.”

Continua após o anuncio

O deputado fez um relato histórico da doença no mundo e no Brasil e as ações desenvolvidas no combate ao câncer, que vem evoluindo. “Com informação, as pessoas se sensibilizam e participam de iniciativas de apoio a pacientes. E aí está o papel fundamental da Rede Feminina de Combate ao Câncer.”

Lembrou ainda que a RFCC de Cunha Porã foi criada em 2001, período que era prefeito do município. “Para ampliar sua atuação, a rede organiza palestras, busca atingir grupos de mulheres e a população em geral, de casa a casa, nas unidades de saúde, associações de bairros – ou seja, faz inúmeras campanhas. Estabelece parcerias com o comércio, promove bazar de roupas e objetos, incentiva a prevenção e realização de exames são exemplos comuns desse trabalho de formiguinhas, que vocês mulheres da Rede realizam em nossos municípios para ajudar quem precisa de apoio, para informar outras mulheres da importância de se cuidar. Isso faz enorme diferença na sociedade.”

Continua após o anúncio

O parlamentar informou ainda que estará na segunda-feira à tarde reunido com o governador Carlos Moisés (sem partido), onde será apresentada a proposta sugerida pela presidente estadual da entidade, Maria Círia Zunino, para que seja destinado um recurso financeiro permanente para auxiliar no serviço prestado pela RFECC. “Como é feito atualmente a destinação de um recurso do Fundo Social as Apaes de Santa Catarina talvez consigamos estender esse recurso as redes femininas.”

O deputado Fabiano da Luz (PT), que prestigiou o evento, destacou a iniciativa de Nadal pela solenidade. Lembrou que as pessoas normalmente estão acostumadas a cuidar do físico e não dar valor ao interior e que muitas vezes carregam cargas negativas. “E elas se manifestam, temos que valorizar as coisas positivas e não guardar as negativas dentro de nós.”

O parlamentar citou ainda o fato de que recentemente uma amiga sua foi diagnosticada com câncer de mama. “A gente muitas vezes fica sem saber o que falar e vocês sabem orientar, acolhem, abraçam essas mulheres. Vocês são fundamentais para a nossa sociedade por causa da força e determinação que transmitem, mostrando que elas não estão sozinhas. Parabéns a todas voluntárias.”

A prefeita de Cunha Porâ, Luzia Iliane Vacarin (PSDB), também parabenizou o deputado Mauro de Nadal pela homenagem a RFECC. Salientou que ficou sabendo do caso de um homem que foi diagnosticado com câncer de mama e parabenizou todas as voluntárias pelo tempo que doam para atender e ajudar as pessoas com câncer no estado. “Que bom que há no mundo pessoas como vocês, que se doam e ajudam as demais.”

A prefeita enfatizou ainda a importância das campanhas promovidas pelas redes femininas em todas as cidades em prol das mulheres com câncer, como doação de perucas. Destacou ainda que por meio de uma campanha da rede feminina na cidade, utilizando o troco solidário da Havan, foi adquirido um aparelho de ultrassom e que será disponibilizada para o atendimento das mulheres do município.

Na solenidade, quebrando o protocolo, a presidente estadual da RFECC, Maria Círia Zunino, a vice-presidente da entidade, Maria Cristina Dorigatti, e as secretárias Silvana Barros e Tânia Becker homenagearam Nadal e a esposa dele, Luciane de Nadal. Durante o evento foi apresentado o hino e a prece das voluntárias.

A secretária e ex-presidente da RFCC de Cunha Porã Noili Rodrigues Kist, representando todas as homenageadas na solenidade, afirmou que a RFECC está comemorando uma data memorável e que deve ser enaltecida pelo trabalho que desenvolve em prol das mulheres, que faz a diferença na vida das pessoas com o trabalho voluntário. “Tornando um mundo melhor para se viver, que se importam e se preocupam com as pacientes, acolhendo e acompanhando elas na hora que mais precisam.”

A presidente estadual da RFECC, Maria Círia Zunino, em seu pronunciamento falou da importância do trabalho voluntário e fez um relato da fundação da entidade no estado. “A Rede Feminina de Combate ao Câncer iniciou suas atividades em Santa Catarina em 1961, com o objetivo de atender, por meio de um grupo de voluntárias, mulheres vítimas da doença e internadas. Desde então, vem prestando relevante trabalho e mostrando a todos a importância da prevenção do câncer, principalmente do colo de útero e de mama.”

Ela solicitou à Alesc apoio para destinação de um auxílio financeiro permanente para manutenção do serviço voluntária da rede nos 71 municípios catarinenses onde atua. “A RFECC é formado por mulheres guerreiras e que são anjos que trabalham acolhendo pacientes com câncer.”

Também manifestaram homenagem às voluntárias da RFECC o vereador de Cunha Porã Anderson Assmann (MDB); o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Alexandre Fagundes; e o pastor de Cunha Porã Udo Schenkel.

HOMENAGEADAS:

  • Maria Círia Zunino – presidente estadual da RFECC.
  • Maria Luiza Schenkel – presidente da RFCC  de Cunha Porã.
  • Izaira Perondi Barreta – presidente da RFCC de Abelardo Luz.
  • Marilene Martini Borges – presidente da RFCC de Caibi.
  • Juliana de Marco Trentin – presidente da RFCC de Chapecó.
  • Meri Terezinha Ranzan – presidente da RFCC de Maravilha.
  • Josmari Knapp – presidente da RFCC de Palmitos.
  • Fátima Sonaglio Strazzabosco – presidente da RFCC de Pinhalzinho.
  • Germari Demartini – presidente da RFCC  de Quilombo.
  • Arceli Maria Sander Godoy – presidente da RFCC de São Carlos.
  • Josefa Teixeira – presidente da RFCC de São Lourenço do Oeste.
  • Inês Selita Melchiors – presidente da RFCC de São Miguel do Oeste.
  • Rosângela Canali Crispim – tesoureira da RFCC de Xanxerê.
  • Maris Stella Stieven Simonatto – vice-presidente da RFCC de Xaxim.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais