Referência no atendimento a terceira idade, Núcleo de Atenção ao Idoso é tema de artigo


Com objetivo de proporcionar aos idosos de Balneário Camboriú um envelhecimento ativo e saudável e garantir a inclusão social, o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) é referência na região no atendimento a terceira idade. Por este motivo, a unidade foi escolhida para ser objeto de estudo do artigo “O perfil epidemiológico das demências em serviço público de referência em neurologia”, redigido por acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O estudo quantifica os atendimentos ocorridos entre janeiro de 2016 a janeiro de 2020, mostrando que, ao todo, foram diagnosticados 742 pacientes com demência – sendo 65% dos casos da doença Alzheimer. Para o tratamento de doenças neurodegenerativas, o NAI oferece medicação, atividades cognitivas e acompanhamento médico e psicológico.

Segundo o professor de Neurologia da Univali e orientador do artigo, o Núcleo de Atenção ao Idoso foi escolhido para ser objeto de estudo por “ser um serviço de neurogeriatria de referência na região, além de atender com qualidade a demanda de idosos com patologias neurológicas”.

A unidade de saúde dispõe de equipe multiprofissional com clínica geral, geriatria, psicologia, assistência social, fisioterapia e odontologia. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios. O telefone para contato é (47) 3261-6223.

O artigo foi aprovado para participar do X Congresso Brasileiro de Alzheimer, que ocorre de 14 a 16 de outubro (confira aqui). O trabalho é escrito por acadêmicos de Medicina da Univali Matheus Soares Flor, Henrique Orefice Farah e Isabel Cid Cordeiro Bastos, e é coordenado pelo professor de Neurologia Marcelo Zalli.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lanume Weiss
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br   www.instagram.com/prefeituradebc   

FOTOS

Comente com o Facebook