- PUBLICIDADE GOOGLE-

Unidades de Saúde mobilizadas na Campanha de Multivacinação em Criciúma


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

A Secretaria de Saúde de Criciúma está mobilizada junto ao Ministério da Saúde com a Campanha de Multivacinação, que teve início no dia 1º de outubro e segue até o dia 29. A campanha tem como objetivo atualizar e manter em dia as vacinas das crianças e adolescentes e, principalmente, conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da vacinação. A mobilização é voltada para crianças de 0 anos a jovens de 14 anos, 11 meses e 29 dias.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, reforça que a atualização do calendário vacinal é fundamental. “A vacina concede proteção individual e coletiva, já que altas taxas de imunização podem levar a diminuição e, até, extinção de doenças imunopreveníveis”, explica.

Continua após o anuncio

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra diversas enfermidades, o Ministério da Saúde tem alertado para uma queda na cobertura vacinal nos últimos anos. Preocupação que também é realidade em Criciúma. De acordo com a enfermeira do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica do município, Deise Miotello, Criciúma não registrou, em 2021, falta de imunizante ou mão de obra nos postos de saúde para alcançar o objetivo do setor, que é atingir a meta de 90 a 95% da população. No entanto, a cobertura vacinal nessa faixa etária não chega, hoje, a 60%. “Por isso é tão importante a realização da Campanha de Multivacinação, reforçando a necessidade da atualização do calendário vacinal”, afirma Deise.

Para se vacinar, o pai ou responsável deve acompanhar a criança ou adolescente até uma das 46 salas de vacinação, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação.

Continua após o anúncio

O dia D de vacinação

Para os pais que não conseguirem ir até uma unidade durante a semana, a campanha conta com o dia D de vacinação. No próximo sábado (16), todas as unidades de saúde do município com sala de vacinação vão atender o público das 8h às 17h.

Vacinas disponíveis

Crianças

BCG

Hepatite B

Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativa)

Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada)

Rotavírus humano G1P1 (VRH)

DTP+Hib+HB (Penta)

Pneumocócica 10 valente (PVC 10)

Meningocócica C (conjugada)

Febre Amarela (atenuada)

Sarampo, Caxumba, e Rubéola (SCR)

Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV)

Hepatite A (HA)

Difteria, Tétano e Pertussis (DTP)

Varicela

Adolescentes

Hepatite B (HB recombinante)

Diferia e Tétano (dT)

Febre Amarela (atenuada)

Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)

Papilomavírus (HPV)

Meningocócica ACWY (conjugada)

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais