- PUBLICIDADE GOOGLE-

Série TransformAção de Belíria Boni está no MAB


A série TransformAção, da artista Belíria Boni, reúne cerca de 7 mil origamis, dobraduras em forma de borboletas, em variadas dimensões e cores. Feitas com reaproveitamento de papeis coloridos descartados, podem ser instaladas de diferentes formas, separadas e remontadas por cores, configurando imagens que permitem a visualização de uma borboleta gigante e colorida, um casulo e uma grande revoada. As obras da artista blumenauense foram apresentadas na 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), quando causou ótima impressão, sobretudo nas crianças. Essa atração permanece na segunda temporada do ano que será aberta ao público quinta-feira, dia 14 de outubro, às 19h, com a conversa com os artistas e visita às salas com as demais exposições – A pele que nos une, de Bernardete Merino, O silêncio da música, de Lolita Mello, e Travessias, de Naira Pennachi. A entrada é gratuita.

Continua após o anúncio

Inspirada na célebre frase do químico francês Antoine Lavoisier “na natureza nada se cria ou se perde, tudo se transforma” e na sua constante pesquisa de materiais alternativos para suas obras, a artista Belíria Boni resolveu dar novo significado a papeis em desuso, tais como panfletos, catálogos, revistas, entre outros. Manipulados, esses papeis ganham nova forma e transformam-se em lindas e coloridas borboletas.

Outra preocupação da artista é com o ecossistema, onde as borboletas representam importante papel como polinizadoras. Quanto maior a quantidade de borboletas, maior é o indicador que o ecossistema está saudável. Nesse ponto, a série TransformAção presta homenagem ao naturalista Fritz Müller, que entre tantos outros feitos em Blumenau, dedicou-se ao estudo dos insetos e da Botânica. Por volta do ano de 1864, observou que diversas borboletas de sabor desagradável apresentavam aparência semelhante, concluindo que isso protegia a espécie contra predadores. Essa forma de mimetismo foi chamada, em sua homenagem, de mimetismo Mülleriano.

Continua após o anuncio

Sobre a artista

Belíria Boni é natural de Blumenau. Iniciou suas atividades artísticas em 1981, sempre fazendo pesquisas com materiais alternativos a serem utilizados tanto na pintura, esculturas ou em quaisquer manifestações artísticas. Participou de seminários, cursos e oficinas de artes. Atuou em mais de uma centena de curadorias e montagens de exposições de artes em diversos espaços culturais. Esteve em 122 exposições coletivas, 25 individuais, seis leilões e quatro salões, entre eles recebeu premiação de segundo lugar em escultura, no Terceiro Salão de Artes Visuais SINAP/AIAP-SP e troféu no primeiro Festival Fritz Müller-Reciclarte. Possui 165 obras em acervos particulares e museus no Brasil e Exterior. Foi conselheira do Museu Arte de Blumenau de 2010 a 2014 e associada à Bluap – Associação Blumenauense de Artistas Plásticos -, de 2000 até 2011, fazendo parte da diretoria.

Continua após o anúncio

Serviço

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB – ano 2021

Data: quinta-feira, dia 14 de outubro

Horários:

19h: abertura

19h30: visita mediada às exposições e lançamento do livro a Lua de Abril e outros haicais, de Terezinha Manczak

20h: conversa com artistas convidados

Visitas: até 15 de novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

Atenção: os protocolos de prevenção à propagação do Coronavirus – Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 08/10/2021 18:32 – 5 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais